Morreu no sábado [3/10], aos 88 anos, Reinhard Mohn, ex-presidente da editora alemã Bertelsmann. Bisneto do fundador Carl Bertelsmann, ele assumiu a companhia em 1947, após lutar na Segunda Guerra, e a transformou em um dos cinco maiores grupos de mídia do mundo. A expansão da editora teve início na década de 1950, quando Mohn criou um clube de leitores em que os membros podiam adquirir obras literárias a preços mais baixos que os das lojas, mas se comprometiam a comprar regularmente. O empreendimento acabou atraindo mais de 20 milhões de membros em diversos países, e a receita gerada por ele ajudou a Bertelsmann a comprar a editora Gruner+Jahr e entrar no setor televisivo. Hoje, a companhia possui também o Grupo RTL e a Random House. Mohn deixou o comando da Bertelsmann quando completou 60 anos, mas continuou a atuar como presidente do conselho por mais dez anos. Ele manteve o título de presidente honorário do conselho e também possuía um assento no conselho da fundação Bertelsmann Stiftung. Informações da Reuters [4/10/09].
Revista alemã troca modelos por ‘mulheres reais’
A Brigitte, revista feminina mais vendida na Alemanha, anunciou que, em 2010, não irá mais ter modelos profissionais em sua capa. O objetivo é dar destaque a mulheres que tenham corpos mais ‘realistas’, parecidos com os das leitoras. Em vez de ossos protuberantes, o editor-chefe Andreas Lebert diz que os editoriais fotográficos trarão mulheres famosas e desconhecidas que representem ‘identidade’. O combate ao excesso de magreza no mundo da moda teve início na Europa há alguns anos. Em 2007, a Espanha passou a proibir modelos absurdamente magras nas passarelas. Informações da AP [5/10/09].