A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) abre nesta quarta-feira, 20 de outubro, inscrições para uma segunda turma do curso online Monitoramento e investigação de conteúdos digitais. A primeira edição do curso foi realizada em julho deste ano e teve 3.113 inscritos.
O programa de treinamento, voltado a profissionais de comunicação, visa a monitorar temas, personagens e plataformas digitais, além de investigar conteúdos produzidos pela audiência ou conteúdos suspeitos que disseminam desinformação nas redes sociais ou por aplicativos de mensagem. O programa é gratuito graças ao apoio do Google News Initiative.
O curso está baseado em quatro eixos, que procuram cobrir os aspectos principais do trabalho de investigação de conteúdos digitais: Desinformação, Monitoramento, Verificação e Narrativas.
Destinado a jornalistas e estudantes de jornalismo, o curso será realizado em três semanas, no período de 8 a 26 de novembro, com aulas assíncronas e uma carga horária total de 28 horas/aula. O curso terá também sessões online para esclarecimento de dúvidas diretamente com instrutores. As sessões online gravadas na primeira versão do curso farão parte do conteúdo desta segunda edição.
Os alunos que cumprirem todas as etapas no prazo receberão certificados de participação e poderão se candidatar a uma vaga no programa de Residência do Projeto Comprova. O programa recebe jornalistas para um período de dois meses de experiência atuando em verificações no Comprova.
O curso tem como instrutores os seguintes jornalistas: Claire Wardle (First Draft), Patrícia Campos Mello (Folha de S.Paulo), Daniel Bramatti (Estadão Verifica), Taís Seibt (Fiquem Sabendo), Ana Carolina Moreno (TV Globo), José Antonio Lima e Hélio Miguel Filho (Projeto Comprova), Cido Coelho (SBT), Luisa Alcantara e Silva (Folha de S.Paulo) e Alessandra Monnerat (Estadão Verifica). A coordenação é de Sérgio Lüdtke, editor do Projeto Comprova e coordenador de cursos da Abraji.
As inscrições podem ser feitas por este formulário até o dia 3 de novembro de 2021.