ELEIÇÕES NOS EUA
1º livro sobre a campanha de Obama
‘Mais de 18 editoras estão interessadas no livro de David Plouffe, coordenador da campanha vitoriosa de Obama. É o primeiro livro que vem de alguém ligado à campanha do político democrata.
Durante o seu discurso de vitória, Obama se referiu a Plouffe como um ‘herói não-reconhecido da campanha’. Em seu livro, o americano pretende deixar de lado as fofocas e falar sobre táticas de campanha, gerenciamento de crise, uso da internet e de sua capacidade de mobilização.
A previsão é que seja lançado em meados de 2009. Espero que não caia no ‘estilo-livro-de-auto-ajuda para-empresas-e-empresários-que-não-entenderam-a-web’.
A campanha de Obama conquistou números que deixam qualquer gerente de site de campanha de boca aberta. Segundo matéria do Washington Post, durante a campanha, Obama arrecadou meio bilhão de dólares em doações online (isso em 21 meses), mais de 1 bilhão de emails foram enviados, 1 milhão de pessoas se tornaram assinantes do sistema de envio de mensagens pelo celular, 200 mil eventos foram planejados, 400 mil posts escritos e mais de 35 mil grupos foram criados por meio da rede MyBarackObama, coordenada por Chris Hughes, ex-facebook.
Em outras redes, o democrata conquistou o apoio de mais de 5 milhões de pessoas.’
BUSCADOR
BlogBlogs será mais informativo e atenderá a um público maior
‘O buscador e agregador de blogs brasileiro BlogBlogs vai ganhar uma nova versão. A previsão é que ela entre no ar até domingo, dia 14.
Pelo que foi apresentado à imprensa na sexta-feira, o site buscará atender a uma faixa maior de público – o leitor assíduo e que possui blog, o casual e aquele que nunca lê blogs. A interface será mais ‘amigável’ e o site será mais informativo.
Haverá, por exemplo, uma seção editorial, onde serão destacados os assuntos mais ‘quentes’ do dia nos blogs, divididos por diversas categorias – tecnologia, corporativo, esportes etc.
A seleção dos assuntos mais ‘quentes’ e os blogs que serão destacados será feita por pessoas e não somente por algoritmos ou robôs, em um sistema que me lembrou o site americano Buzzfeed.
Fora isso, a busca ganhará um ‘upgrade’. Permitirá buscar por images, vídeos, textos e dentro dos resultados de uma pesquisa usando certos filtros – somente blogs, pessoas etc.
O site também adotará um lema ligado à idéia de ‘conteúdo conectando pessoas’, o que vai ao encontro do conceito de que o BlogBlogs não é uma rede social por si só.
A previsão é que o site ganhe também um novo ritmo de atualizações, está previsto que, a cada duas semanas, receba uma nova funcionalidade. Essa reformulação do BlogBlogs é a primeira após a WebCo, empresa responsável pelo site, receber investimento da MIH e da Editora Abril.
Reveja a entrevista que fiz com Manoel Lemos, fundador do BlogBlogs, em maio deste ano.’
TV DIGITAL
Tiago Dória
Frase da semana
‘‘A Copa do Mundo, em 2010, deve ser a responsável por aumentar a demanda e fazer a TV digital chegar à classe C. Com maior escala, será possível uma queda maior de preços’
Daniel Kawano, gerente da Panasonic no Brasil.
Nesta semana, a ‘TV digital aberta’ completou 1 ano no Brasil.
Para alguns profissionais ligados ao setor, a tecnologia frustou os brasileiros ao não proporcionar interatividade. Para outros, a TV digital móvel se destacou.’
CUBA
Entrevista exclusiva com a blogueira Yoani Sánchez, vencedora do The BOBs 2008
‘Ontem, eu, António Granado, autor do blog Ponto Media e editor do site do jornal Público, de Portugal, e Fábio Malini, jornalista e professor de Comunicação da Universidade Federal do Espírito Santo, fizemos uma entrevista ao vivo com Yoani Sánchez, blogueira cubana vencedora da categoria de Melhor Blog do The BOBs 2008 e considerada uma das 100 pessoas mais influentes do mundo, segundo a revista TIME.
É uma entrevista/bate-papo bem importante, pois é uma das primeiras após a premiação do The BOBs e é a primeira vez que a blogueira conversa após uma intimação mais séria que recebeu das autoridades cubanas, nesta quarta-feira, por organizar um encontro de blogueiros.
Seu blog, o Generación Y, tem o acesso restrito em Cuba desde março, o que, segunda ela, a obriga a atualizar o site com a ajuda de um amigo que coloca no ar os textos enviados por ela.
A entrevista foi feita nesta quinta-feira, na abertura do debate ‘Digito, logo reporto’, do Seminário Internacional de Jornalismo Cultural, promovido pelo Itaú Cultural, em São Paulo, no qual nós três participamos (eu como moderador e Malini e Granado como palestrantes).
Aliás, Yoani era para ter participado pessoalmente no debate, mas a sua saída do país foi negada. Sua participação foi possível somente por telefone.’
JORNALISMO DE LINKS
Extra, Extra! O ‘tabu da concorrência’ foi quebrado
‘‘A época em que os sites de notícias tinham medo de linkar para outros sites acabou’
Marc Frons, CTO do NYTimes Digital
O NYTimes colocou no ar o Times Extra (ainda não está disponível para todos os usuários). Nada mais é do que uma edição do site do jornal com links para conteúdos externos, sem tantos filtros corporativos ou medo de fazer propaganda de marcas da concorrência.
A decisão do site do NYTimes de ter também um caráter de agregador de conteúdo, hub de informações, como o Mahalo, entre outros, já era comentada nos bastidores. Agora, na home do portal do jornal, abaixo de algumas matérias e chamadas, existirão links que complementarão e ajudarão a dar mais contexto às informações (imagem acima). Links que, por sinal, são apontados para sites da concorrência – Wall Street Journal, Financial Times, Fox News.
É um pouco da cultura dos blogs e da ‘hyperlinkagem’ em um dos jornais mais influentes do mundo. Blogs normalmente linkam até para a concorrência, muitas vezes a intenção é ser um hub de informação, um curador de conteúdo, não existe aquela política de não cobrir personagens ou não citar conteúdos associados a concorrentes, um tabu que existe há tanto tempo nas empresas de mídia.
Em sua maioria, sites que indicam bons links têm um tráfego alto – vide Drudge Report e The Huffington Post. No caso, o NYTimes indica bom conteúdo na rede, os leitores gostam, depois voltam lá para pegar mais indicações.
O único defeito do Times Extra é que esses links não deveriam estar no rodapé das matérias ou das chamadas, mas no meio dos textos mesmo, como hipertextos.
Com essa e outras decisões (liberar API, integração com redes sociais, abertura de conteúdo), 2008 foi marcado como o fim de uma era no NYTimes.
O jornal deixou de ser um jornal e caminha para ser uma ‘plataforma online de conteúdo’.’
CONTEÚDO IMPRÓPRIO
YouTube está mais conservador
‘O YouTube está ficando mais velho e conservador. Nesta terça-feira, o site de vídeos anunciou uma série de novas regras contra o que é considerado ‘conteúdo impróprio’.
Vídeos com conteúdo ‘sexualmente sugestivo’ terão acesso limitado por idade, estarão disponíveis apenas aos usuários maiores de 18 anos e serão retirados do ranking dos mais vistos ou preferidos. ‘Sexualmente sugestivo’ vai desde ‘danças provocativas’, ‘certos beijos’ até o uso de poucas roupas (biquínis e roupas íntimas). Para completar o conservadorismo, o YouTube ligou-se à música erudita.
Piadinhas à parte, a decisão do YouTube tem um motivo, Hulu, site de vídeos que tem uma audiência menor que a do YouTube, mas consegue ser mais rentável e atraente para os anunciantes (o YouTube, aliás, é um bom exemplo de que tráfego nem sempre se reflete em dinheiro).
E a intenção do site da Google com essas novas normas é tornar-se mais atraente (advertiser-friendly) para anunciantes que ele vem perdendo para o Hulu. Mostrar que o YouTube não é uma bagunça e que os possíveis anunciantes podem ficar seguros de onde estão pisando.
Agora resta saber o que, na prática, o YouTube vai considerar como impróprio. Será que a apresentação da cantora Katy Perry no YouTube Live, na qual ela usa uma roupa mais curta e dá uma agachada no meio do palco, o site de vídeos vai considerar como ‘sexualmente sugestivo’?’
******************
Clique nos links abaixo para acessar os textos do final de semana selecionados para a seção Entre Aspas.