O golfista Tiger Woods está em todos os canais de TV – mas nos noticiários, não nas propagandas. Desde o fato de ele ter traído sua mulher ter vindo à tona, anunciantes optaram por retirar do ar propagandas estreladas pelo atleta. Até o final do mês passado, eram vários os anúncios com Woods. Após o acidente de carro no qual se envolveu, perto de sua casa, em Orlando, que acabou fazendo com que suas puladas de cerca se tornassem notórias, ele não aparece divulgando mais nenhum produto na TV.
De acordo com a Nielsen, o último comercial com Woods foi exibido no dia 29/11 – da Gillette -, durante o programa Football Night in America, da NBC. Nem durante a exibição do Chevron World Challenge, campeonato de golpe organizado por Woods desde 2001, realizado no começo do mês, houve comerciais com ele.
A iniciativa de retirar do ar anúncios com Woods foi inesperada. Os anunciantes teriam optado por manter os contratos com ele, mas acharam mais prudente retirar por algumas semanas os comerciais do ar. ‘Marcas que tinham planejado usar Tiger nas próximas semanas irão mudar de planos, em respeito a ele e porque não é a melhor hora de tê-lo exibindo seus produtos’, disse Paul Swangard, diretor do Centro de Marketing Esportivo Warsaw, da Universidade de Oregon.
Dentre os patrocinadores de Tiger estão Gillette, Nike, Gatorade, ERTS, AT&T, Tag Heuer e Accenture. Os contratos publicitários lhe rendem US$ 100 milhões ao ano. Na semana passada, uma mensagem no site www.tigerwoods.com do jogador informava que ele daria uma ‘pausa indefinida do golfe profissional’. ‘Preciso focar minha atenção em ser um melhor marido, pai e pessoa’, desabafou. Informações de David Goldman [CNNMoney.com, 11/12/09]