Os jornais da editora americana Gannett estão sendo cobrados para melhorar o jornalismo crítico, reposicionar os sites para as notícias de última hora e estimular o interesse dos leitores jovens e daqueles que só leem jornais aos domingos, segundo uma lista de prioridades emitidas no mês passado durante um encontro com cerca de 40 editores.
As informações foram apresentadas por Kate Marymont, vice-presidente da divisão de publicações da Gannett, que inclui os mais de 80 jornais do grupo, exceto o USA Today. ‘Estas são as nossas estratégias-chave que acreditamos serem as mais importantes’, explicou Kate. ‘Pedimos aos editores para usarem a lista como um guia para desenvolver seus planos. É quase uma declaração de filosofia, em vez de um modelo a ser preenchido. O que pedimos dos editores é que eles entendam suas comunidades locais.’
Kate informou também que a lista de prioridades de conteúdo era uma de três desenvolvidas nos últimos meses, após um encontro de planejamento estratégico com editores e supervisores da Gannett, realizado em julho. Duas outras áreas envolvem estratégias relacionadas a distribuição de conteúdo e lucro. ‘Estamos nos encontrando como grupo para definir meios de conquistar a atenção e o tempo dos leitores’, resume. Informações de Joe Strupp [Editor & Publisher, 30/10/09].