Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Filme aborda obsessão da mídia pela fama

A cantora Amy Winehouse com o cabelo em chamas. O cineasta Guy Ritchie, ex-marido de Madonna, com o olho roxo. As duas ‘notícias’ foram publicadas em tablóides britânicos. Ambas eram falsas e foram plantadas por produtores do filme Starsuckers, que critica a extremamente competitiva mídia de celebridades no Reino Unido.

Para fazer o documentário, lançado na semana passada no Festival de Cinema de Londres, seus produtores passaram a ligar para as redações dos jornais de fofocas com as ‘novidades’ e ver se elas seriam publicadas sem apuração. Para o cineasta Chris Atkins, a obsessão da sociedade pela fama distorce o modo como as notícias são divulgadas. No filme, ele tenta mostrar como as grandes empresas de entretenimento, de relações públicas e a mídia usam a insaciabilidade das pessoas para atrair consumidores.

Em uma das cenas do documentário, um menino que quer se tornar famoso já é, aos cinco anos de idade, veterano de agências, aparições públicas e testes. Em outra, um quiosque em um shopping – montado pela produção do filme – recruta crianças para reality shows. Atkins conseguiu registrar pais assinando, felizes, autorização para que seus filhos aparecessem em programas como Take Your Daughter to the Slaughterhouse (algo como ‘Leve sua filha para o abatedouro’), em que crianças decaptariam galinhas de borracha.

Os críticos, no entanto, alegam que Atkins manipula as pessoas do mesmo modo que a mídia condenada por ele. ‘Enganamos as pessoas para elas estarem no filme’, admite o diretor. ‘Sim, tivemos questões éticas, mas acredito seriamente que estamos fazendo isto por um objetivo mais amplo, para servir a um interesse público’. O longa mostra também funcionários de publicações britânicas filmados secretamente em reuniões sobre a possível compra de informações médicas privadas sobre personalidades que teriam se submetido a cirurgias plásticas. Informações de Jill Lawless [AP, 27/10/09].