A eleição do presidente americano Barack Obama, a Wikipedia e o iPhone foram alguns dos dez momentos mais influentes na internet na última década, segundo a Academia Internacional de Artes e Ciências Digitais, que realiza a premiação Webby Awards, concedida anualmente desde 1996. ‘A internet é o assunto da década porque foi a catalisadora de mudanças não apenas nos aspectos do nosso dia a dia, mas em tudo desde comércio e comunicação a política e cultura pop’, disse David-Michel Davies, diretor-executivo do Webby Awards.
Também fizeram parte dos momentos mais influentes da década o Craigslist, site gratuito de classificados criado em 2000 que impactou o volume de anúncios nos jornais impressos; o Google AdWords, também de 2000, que permitiu que anunciantes atingissem clientes com precisão; o fechamento do Napster em 2001; a abertura de capital do Google em 2004; a revolução de vídeo online em 2006, com um boom de conteúdo profissional e amador na rede; a abertura do Facebook para o público em geral (inicialmente, tratava-se de uma rede social restrita a universitários) e o lançamento do microblog Twitter; e os protestos contra as eleições iranianas em 2009, demonstrando a força do Twitter na organização de manifestações populares. Informações de Belinda Goldsmith [Reuters, 19/11/09].