[do material de divulgação]
Jornais, revistas e fanzines produzidos de forma independente, e que marcaram a trajetória da região, estão retratados no livro recém-lançado Imprensa Alternativa no ABC – A história contada pelos independentes, dapesquisadora e jornalista Olga Defavari.
A obra, financiada pelo Fundo de Cultura da Prefeitura de Santo André, é resultado de uma pesquisa iniciada em 2003, como parte do núcleo Memórias do ABC, da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), que visa a resgatar aspectos importantes da história da local.
No livro, estão descritas 25 publicações fora do circuito oficial, produzidas nas cidades de Santo André, São Bernardo e São Caetano do Sul. Essas histórias, que não constam nos arquivos da região, agora podem ser conferidas nas 140 páginas, compostas por fotos, depoimentos dos envolvidos e trechos de textos retirados dos próprios alternativos.
Fluente como boa conversa
O material pesquisado abrange uma única publicação da década de 1950, representantes de 1970, 1980, 1990, até algumas mais recentes que surgiram após o ano 2000. Na maioria segmentada, a imprensa alternativa trata de temas que não encontraram muito espaço na grande imprensa. Especificamente, na região do ABC, ganham destaques as publicações literárias e os diversos fanzines. Porém, também marcam presença os jornais de caráter político e humorístico.
No prefácio, de autoria do escritor andreense Cláudio Feldman, é destacada a fluência proporcionada pela história oral: ‘Por se basear em depoimentos, a linguagem utilizada é fluente como uma boa conversa, condimentada por lances pitorescos, onde as teorizações pirotécnicas são dispensáveis para a fixação do assunto.’
O livro, direcionado a toda a classe de editores independentes, jornalistas, estudantes e interessados pela história da região é vendido por R$ 10 reais mais despesas postais. Para adquirir o livro, entre em contato com a autora por este email: olgadefavari@yahoo.com.br