Sob o título geral de coleção Mestres Pensadores, uma tal de Editora Escala, de São Paulo, tem posto à venda em bancas de jornais clássicos de filosofia e de literatura. A proposta parece ser a de oferecer o que seriam bons títulos, a preço de banana (para usar expressão atualmente defasada).
Atraído por esta iniciativa, adquiri obras de Alfred de Musset e de Ibsen, que me serviram apenas para constatar a inacreditável má fé e má qualidade editorial da coleção Mestres Pensadores, cujos textos são integralmente ilegíveis, tal a quantidade de erros de (ou por falta de) revisão editorial.
Não há uma página, um parágrafo ou, melhor ainda, uma frase, em que não se encontre ao menos uma palavra deformada, incompleta etc.
Estou seguro de que os demais livros que compõem tal coleção devem obedecer ao mesmo critério de ‘cuidado’ editorial, pelo que seria recomendável que suas edições fossem integralmente para o lixo, se não por respeito a seus eventuais leitores, ao menos em nome da memória destes autores respeitáveis.
Lamentável e inacreditável!
******
Brasília, DF