O presidente Barack Obama tem se revelado o primeiro líder realmente multimídia dos EUA. E, para confirmar que a rede é um meio importante na nova administração, a Casa Branca lançou um sítio chamado Recovery (Recuperação, tradução livre), para rastrear onde o dinheiro do pacote de estímulo à economia será gasto – em um ‘passo sem precedentes para aumentar a transparência no governo’. A iniciativa ocorre após uma reestruturação do sítio da Casa Branca, com inclusão de blogs, detalhes de políticas governamentais e fotos de bastidores, além de vídeos do presidente no YouTube.
Obama moderno
Uma lista de e-mails elaborada durante a campanha de Obama está sendo usada para conseguir apoio ao pacote de recuperação econômica – na semana passada, os membros da lista receberam uma mensagem de apoio ao plano. O intenso uso das novas tecnologias, no entanto, não diminui a utilização de mídias mais antigas, como a TV. ‘Ele é o primeiro presidente que está usando todas as ferramentas de comunicação possíveis’, analisa Harris Diamond, do grupo Interpublic, admitindo, no entanto, que Obama não usa tanto o rádio, que parece ser ainda o meio preferido da direita.
A primeira coletiva de imprensa do presidente em horário nobre, exibida em oito emissoras televisivas, atraiu audiência de 49,5 milhões de pessoas – maior que a da cerimônia de sua posse (37,8 milhões) e do anúncio de 30 minutos feito dias antes das eleições (33,6 milhões).
Nas últimas semanas, Obama também apareceu em diversos programas de TV. ‘Ele está agindo como cada CEO corporativo deveria estar. É preciso falar com as pessoas, porque quando se para de falar com elas, elas acham que o pior está acontecendo’, resume Antony Young, do grupo de planejamento de mídia Optimedia. Informações de Andrew Edgecliffe-Johnson [Financial Times, 18/2/09].