Empresas de internet no Reino Unido estão sendo solicitadas a aderir a um novo código de conduta para publicidade comportamental, em uma tentativa de diminuir as preocupações com a invasão de privacidade. Esta polêmica prática de marketing exibe anúncios de acordo com os hábitos dos usuários online. Sistemas recolhem dados para enviar propagandas personalizadas para internautas, com base em informações de sítios visitados e assuntos pelos quais eles se interessam.
O Internet Advertising Bureau (IAB), organização de comércio que representa mais de 450 empresas, lançou esta semana normas de conduta para este tipo de publicidade, que já gerou reações polêmicas entre defensores do direito à privacidade. A British Telecom chegou a usar a ferramenta para enviar publicidade para 30 mil usuários sem que eles soubessem.
Dez empresas – incluindo Google, Yahoo e a companhia de publicidade comportamental Phorm – já se comprometeram a seguir as normas. Uma delas estipula que é necessário explicar claramente aos usuários o que esta estratégia de marketing envolve e pedir consentimento para seu uso. ‘A publicidade comportamental é responsável por 20% do mercado online de propaganda e para crescer é necessário a confiança do consumidor’, opina o porta-voz do IAB, Nick Stringer. Informações de Bobbie Johnson [The Guardian, 4/3/09].