Jornais italianos ironizaram o primeiro-ministro Silvio Berlusconi na semana passada, por ter assustado a rainha Elizabeth II ao gritar para o presidente americano Barack Obama, após tirarem a foto do grupo dos líderes do G20, em Londres. As imagens mostram que a rainha levou um susto quando Berlusconi gritou ‘Senhor Obama! É Berlusconi!’. Ela vira para ver de onde vem o barulho e parece perguntar ‘o que é isso?’.
Um porta-voz do Palácio de Buckingham alegou que ‘não houve ofensa, de nenhum lado’. ‘A foto foi tirada em um clima divertido e descontraído’, afirmou. Berlusconi, de 72 anos, está no seu terceiro mandato e tem alto índice de aprovação popular. Ele tem um histórico de gafes diplomáticas – uma delas recente, quando se referiu à cor da pele de Obama como ‘bronzeada’.
Repercussão
O incidente durante a reunião do G20 ganhou amplo espaço na mídia italiana. No jornal La Stampa, um cartum dizia que Berlusconi tinha uma ‘habilidade sem igual para se ridicularizar’, o que na Itália ‘é chamado de carisma’. Já o Il Giornale, de propriedade do irmão de premiê, optou por mostrar a situação de maneira positiva, alegando que Berlusconi colaborou para tornar o encontro mais descontraído. Fotógrafos presentes ao encontro do G20 também mostraram um animado Berlusconi aparecendo atrás de Obama e do presidente russo Dmitry Medvedev e batendo nos seus ombros para que eles sorrissem para as câmeras. Informações de Stephen Brown e Eleanor Biles [Reuters, 3/4/09].