Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Jornais crescem em vendas e publicidade

Pesquisa da Associação Mundial de Jornais [30/5/05] sobre tendências da imprensa internacional revela que a venda de jornais cresceu 2,1% no ano passado e 4,8% nos últimos cinco anos, elevando para 395 milhões o número de jornais vendidos diariamente no mundo. O aumento, ao contrário dos anos anteriores, foi observado em diversos mercados maduros e não apenas naqueles em desenvolvimento. A renda com publicidade também subiu em 2004: 29% na China, 4% na União Européia e 3,9% nos EUA. Apesar de apresentar um pequeno declínio em relação ao ano passado no mercado publicitário internacional, os jornais mantiveram a posição de segunda melhor mídia para propaganda, depois da televisão.

A pesquisa, realizada anualmente desde 1986, reuniu dados de 215 países e territórios e indicou que os cinco maiores mercados para jornais são a China (93.5 milhões de cópias vendidas diariamente), Índia (78.8 milhões), Japão (70.4 milhões), EUA (55.6 milhões) e Alemanha (22.1 milhões). Dos 100 diários mais vendidos no mundo, ¾ são publicados na Ásia, que apresentou aumento de 4,1% na venda de jornais. Na América do Sul o crescimento foi de 6,3% e, na África, de 6%, enquanto foi constatada uma queda de 1,4% na Europa, 0,2% na América do Norte e 1% na Austrália e Oceania.

Apesar da dificuldade em conseguir informações confiáveis na América Latina, a venda de jornais no Brasil subiu 0,8% no ano passado, mas diminuiu 17,2% ao longo dos últimos cinco anos; na Costa Rica houve uma queda de 2,06% e na Bolívia, um aumento de 1,5%. Os noruegueses e japoneses continuaram os maiores compradores de jornais, seguidos dos finlandeses e suecos.

Outros dados relevantes foram levantados sobre:

Novos diários

O número de jornais diários subiu 2% no mundo no ano passado, atingindo um total de 6.580 títulos. Na Ásia, este aumento foi de 4,1%; na Europa, de 1,3%; na América do Sul, de 1,1%; na Austrália e na Oceania, 1,4%; e na África, de 10,4%. Nos EUA houve uma queda de 0,1%.

Jornais gratuitos

Os números indicam que o mercado de jornais gratuitos é expressivo, principalmente na Europa. A distribuição gratuita de jornais representa 40% do mercado espanhol, 29% do italiano, 27% do dinamarquês e 25% do português.

Mudanças no formato

A mudança da versão broadsheet – equivalente ao tamanho padrão adotado pelos maiores jornais brasileiros, como Folha de S. Paulo e O Globo – para o formato tablóide apresentou alta de 2%, com 56 trocas apenas no ano passado. Hoje, 36% dos jornais em todo o mundo são publicados no formato compacto.

Jornais online

A audiência dos sítios jornalísticos cresceu 32% no ano passado e 350% ao longo dos cinco últimos anos.

Curiosidades

– Não há gráficas na Guiné Equatorial e os jornais têm de ser fotocopiados.

– Na Bolívia, apenas 5% da população costuma comprar jornais.

– Os jornais indianos, publicados em 18 idiomas, incluem publicações bilíngües e trilíngües.