O Google inovou mais uma vez no campo publicitário. Agora, a empresa desenvolveu uma fórmula para prever tendências de tópicos de busca. Engenheiros do laboratório do Google em Israel criaram a nova ferramenta enquanto estudavam se modelos passados e atuais de busca poderiam ser dicas confiáveis para prever o que as pessoas buscariam na rede nos próximos meses. ‘Vimos que muitas tendências são previsíveis’, escreveram os engenheiros Yossi Matias, Niv Efron e Yair Shimshoni. ‘Caracterizamos a previsibilidade de uma série de tendências com base na sua performance histórica’.
Segundo eles, mais da metade dos pedidos de busca mais populares no Google são previsíveis, com até mesmo um ano de antecedência, com uma margem de erro de 12%. Categorias como saúde, viagem e gastronomia são mais previsíveis, enquanto as relacionadas a entretenimento e redes sociais são mais difíceis de prever.
Os engenheiros usaram dados do Google Trends, serviço gratuito que mostra os termos mais buscados em um determinado período, e do Google Insights for Search, ferramenta que permite que se compare padrões de volume de pesquisa em regiões, categorias e períodos, sendo muito usado por anunciantes e pesquisadores. Informações da AFP [19/8/09].