Sunday, 24 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

PROJOR e Volt Data Lab anunciam sexta edição do censo Atlas da Notícia

O PROJOR – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo – anuncia nesta quarta-feira, dia 8 de março, o início da campanha para a sexta edição do Atlas da Notícia, o mais completo censo sobre a presença do jornalismo local no Brasil. Com patrocínio da Meta, a nova edição visa atualizar o mapa dos veículos jornalísticos nos 5.570 municípios brasileiros, obter informações sobre a atividade jornalística no país e registrar abertura e fechamento de empresas de comunicação. O projeto faz mapeamento da presença do jornalismo local no Brasil com apoio de colaboradores voluntários, o chamado crowdsourcing.

Os dados coletados e atualizados pelo censo são uma base consistente para que pesquisadores de todo o Brasil possam orientar novas investigações sobre o jornalismo no país. O último censo, cujos dados foram divulgados em fevereiro de 2022, registrou a presença de 13.734 veículos jornalísticos em atividade no país e apontou uma redução de 9,5% no número de municípios considerados desertos de notícias. Os desertos são municípios que não dispõem de informação jornalística local e hoje são 5 em cada 10 municípios brasileiros. Nessa condição estão 2.968 cidades e nelas vivem 29,3 milhões de pessoas.

A organização, análise e publicação dos dados coletados pelo censo será realizada pelo Volt Data Lab, liderado pelo jornalista Sérgio Spagnuolo. Já a coordenação da pesquisa nas cinco regiões brasileiras estará a cargo do jornalista Sérgio Lüdtke, que trabalhará com os seguintes pesquisadores regionais: Angela Werdemberg (Centro-Oeste), Dubes Sônego (Sudeste), Jéssica Botelho (Norte), Mariama Correia (Nordeste) e Marcelo Fontoura (Sul).

O censo do jornalismo local brasileiro conta também com o apoio de professores e estudantes de escolas de jornalismo das cinco regiões do país e de voluntários que colaboram com a coleta dos dados. Na última edição, o Atlas da Notícia contou com 174 colaboradores voluntários. Pessoas interessadas em se somar ao esforço da equipe do Atlas e colaborar com a pesquisa devem preencher este formulário de adesão.

Este ano o projeto também vai contar com uma novidade para jornalistas e pesquisadores: uma ferramenta que permitirá o cruzamento de dados do Atlas com outras bases de dados, ampliando o conhecimento que pode ser gerado pelo mapeamento. Interessados podem responder a este formulário.

O presidente do Projor, Francisco Rolfsen Belda, ressalta a importância do projeto como fonte de conhecimento sobre o jornalismo brasileiro e aponta novas possibilidades de uso dos dados. “O Atlas da Notícia já está consolidado como um importante instrumento de pesquisa para a comunidade acadêmica e como uma fonte de dados valiosos para organizações interessadas em planejar sua atuação no mercado profissional. Agora, a partir de 2023, acreditamos que o Atlas da Notícia possa ajudar também na formulação de políticas públicas de fomento ao jornalismo local, sobretudo em regiões onde a presença de veículos comerciais é escassa”, afirma.

Inspirado no projeto America’s Growing News Deserts, da Columbia Journalism Review o Atlas da Notícia é uma iniciativa do PROJOR e conta com o apoio institucional da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – Abraji. A Meta é patrocinadora do Atlas da Notícia desde 2018, como parte das iniciativas para apoiar veículos de notícias locais.

Publicada em fevereiro de 2022, a quinta edição do Atlas da Notícia registrou:

  • 13.734 veículos jornalísticos em atividade no país.
  • O levantamento incorporou à base 642 novos empreendimentos. Desses, 449 são iniciativas online, que agora é o segmento com maior representação no universo do jornalismo local no Brasil.
  • Redução de 9,5% no número de municípios considerados desertos de notícias no Brasil.
  • Os desertos são municípios que não dispõem de informação jornalística local e hoje são 5 em cada 10 municípios brasileiros. Nessa condição estão 2.968 cidades e nelas vivem 29,3 milhões de pessoas.
  • Os quase desertos, lugares que contam com apenas um ou dois veículos de comunicação local são 1.460 municípios onde vivem mais 31,8 milhões de brasileiros.

Contatos: sergio@voltdata.info sergio@interatores.com.br francisco.belda@projor.org.br