Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

News Corp. lança publicação para iPad

A News Corp., de Rupert Murdoch, criou uma publicação de notícias adaptada especificamente para o iPad, da Apple, numa aposta que visa a expandir seu império de mídia com um novo modelo de negócios de distribuição de conteúdo digital. Denominada The Daily, a publicação custará US$ 0,99 por semana, ou US$ 39,99 por ano, informaram as companhias hoje (4/2), em Nova York. A Apple lançou um sistema de pagamento de assinaturas para a publicação diária e disse que em breve o modelo estará disponível para outras empresas de mídia.

Murdoch, presidente do conselho e executivo-chefe da News Corp., aposta que a popularidade do iPad, da Apple, atrairá assinantes e anunciantes para a publicação digital, dirigida por Jesse Angelo, ex-editor-chefe do New York Post, da News Corp. The Daily terá notícias em geral, esportes, artes e seções de opinião, bem como com vídeo em alta definição e fotos de 360 graus. ‘O iPad exige que repensemos inteiramente nossa atividade’, disse Murdoch durante a apresentação da publicação aos jornalistas. ‘Estou convencido de que na era dos tablets há espaço para uma nova e vigorosa voz.’

A News Corp. está diante de um duplo desafio com que se defronta o setor de mídia: queda nas vendas de publicidade impressa e relutância dos usuários de internet em pagar por conteúdo. Nos Estados Unidos, as receitas dos jornais caíram 29% em 2009, ano mais recente com dados disponíveis, segundo a Newspaper Association of America. Esse número assinala a quarta queda consecutiva.

Concorrência de tablets está aumentando

Murdoch desenvolveu The Daily depois que a Apple comprovou haver mercado para os tablets, que combinam a funcionalidade de um smartphone dotado de tela sensível ao toque à de um computador portátil. A News Corp. gastou US$ 30 milhões para lançar a publicação e sua operação custará cerca de US$ 500 mil por semana. ‘Temos liberdade para experimentar, a capacidade para inovar’, disse Murdoch. ‘Acreditamos que The Daily será o modelo de como as notícias serão apresentadas e consumidas.’

Murdoch foi acompanhado no evento por Angelo e Eddy Cue, vice-presidente da Apple para serviços de internet. O executivo-chefe da Apple, Steve Jobs, está em licença médica. Murdoch disse que recebeu um telefonema de Jobs na semana passada, dizendo que The Daily é ‘fantástico’. Embora a Apple domine o mercado de tablets, a concorrência está aumentando. A Samsung e a Motorola Mobility estão produzindo aparelhos concorrentes baseados no sistema operacional Android, do Google. As vendas de tablets em todo o mundo podem chegar a 54,8 milhões de unidades neste ano e 208 milhões em 2014, segundo a consultoria Gartner. A Apple vendeu mais de 15 milhões de iPads desde seu lançamento, em abril, disse Cue.

Dados dos usuários e termos das assinaturas

Murdoch afirmou que, posteriormente, The Daily estará disponível em tablets concorrentes do iPad. Ele não é o primeiro magnata do mundo editorial a apostar no iPad. O bilionário britânico Richard Branson apresentou, em novembro, uma revista concebida para o aparelho. Sua publicação mensal, denominada Project, abrange entretenimento, tecnologia, design e empreendedores. Ela custa US$ 2,99 por mês na loja de aplicativos da Apple na internet. Os editores tentam consolidar seus fluxos de receitas online, após anos cedendo material gratuitamente e tentando agregá-lo à nova publicidade. New York Times Co., Philadelphia Media Network e Gannett Co. estão entre as empresas de mídia empenhadas em cobrar por conteúdo online.

A Apple vem tentando criar um modelo de assinaturas para editoras como Time Warner, Conde Nast e Hearst Corp., autorizando-as a vender versões de suas publicações para o iPad. Os pontos críticos das negociações têm a ver com quem controlará os dados dos usuários e os termos das assinaturas, disseram no ano passado pessoas familiarizadas com as discussões. Cue disse que será anunciado ‘em breve’ um sistema de assinaturas para outras empresas jornalísticas.

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Da Bloomberg, de San Francisco e Nova York