Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Os 30 maiores anunciantes do Brasil

Procter & Gamble (152%), Danone (139%) e TIM (95%) foram as empresa que mais aumentaram sua presença na mídia. 17, dos 30 maiores anunciantes, são multinacionais, seis são montadores de carros e três são empresas estatais.

Hyndai Caoa (em 5º), Hypermarcas (em 8º) e TIM (em 9º) são as novidades no seleto grupo dos dez maiores anunciantes brasileiros, em ranking que mantém as lideranças de Casas Bahia (1º) e Unilever (2º). Os números do fechamento de 2009 foram divulgados nesta quinta-feira (28/01) pelo Ibope Monitor e levam em conta o investimento em compra de mídia em oito meios: TV aberta (37 mercados), revista, jornal, rádio, outdoor, TV por assinatura, cinema e internet.

O ranking não considera os descontos normalmente negociados entre as partes, computando os valores expressos nas tabelas dos veículos de comunicação. O Ibope Monitor tem por critério valorar todo e qualquer espaço ocupado, seja ele gratuito ou não.

Não são consideradas as campanhas de anunciantes inseridas em veículos do próprio grupo empresarial – o que é considerado mídia interna. Também são desconsiderados anunciantes governamentais cujas verbas são destinadas a campanhas públicas.

Empresas anunciantes

Na comparação com 2008, as empresas que mais aumentaram sua presença na mídia foram Procter & Gamble (152%), Danone (139%), TIM (95%), Hyndai Caoa (65%), Cervejaria Petrópolis (59%), Hypermarcas (43%), Ambev (34%), Caixa Econômica Federal (32%) e Coca-Cola (32%).

Por outro lado, os anunciantes que mais diminuíram seus investimentos em compra de mídia em 2009 foram Ford (-19%), Banco do Brasil (-16%), Vivo (-15%) e Colgate Palmolive (-11%).

Veja, a seguir, a lista das 30 empresas anunciantes que mais compraram mídia no Brasil em 2009, com os valores de investimentos (em R$) reportados pelo ranking do Ibope Monitor:

1º Casas Bahia – 3.059.239.000
2º Unilever – 1.941.632.000
3º Ambev – 914.580.000
4º Caixa Econômica Federal – 847.500.000
5º Hyundai Caoa – 744.504.000
6º Fiat – 737.947.000
7º Bradesco – 735.412.000
8º Hypermarcas – 682.147.000
9º TIM – 577.903.000
10º Ford – 557.021.000
11º Petrobras – 546.736.000
12º GM – 508.018.000
13º Coca-Cola – 492.906.000
14º Volkswagen – 485.956.000
15º Danone – 464.430.000
16º Reckitt Benckiser – 460.429.000
17º Vivo – 456.328.000
18º Claro – 452.736.000
19º Colgate Palmolive – 431.011.000
20º Grupo Pão de Açúcar – 421.425.000
21º Itaú – 415.494.000
22º Cervejaria Petrópolis – 397.799.000
23º Ponto Frio – 392.181.000
24º Procter & Gamble – 372.654.000
25º Peugeot Citroën – 368.288.000
26º Insinuante – 361.277.000
27º Banco do Brasil – 333.711.000
28º Avon – 301.548.000
29º Ricardo Eletro – 300.236.000
30º Supermercado Guanabara – 289.206.000

***

As 50 maiores agências em 2009

O Ibope Monitor divulgou nesta quarta-feira (27/01) o ranking das 50 maiores agências de publicidade brasileiras em 2009, considerando o investimento em mídia de cada uma delas. Sem levar em conta os descontos normalmente negociados entre as partes, os dados computam os valores de tabela dos veículos. Também não são excluídas as permutas. ‘O Ibope Monitor tem por critério valorar todo e qualquer espaço ocupado, seja ele gratuito ou não. Para todas as inserções são utilizadas tabelas de preços, não se aplicando descontos ou qualquer negociação’, esclarece o instituto.

Foram considerados oito meios: TV aberta (37 mercados), revista, jornal, rádio, outdoor, TV por assinatura, cinema e internet – este último incluído pela primeira vez no ranking geral de agências.

Na comparação com 2008, houve muitas mudanças de posições na lista das 50 maiores. Entre as 30 primeiras, os melhores desempenhos foram de BorghiErh/Lowe (67%), Z+ (64%), My Propaganda (49%), Multi Solution (49%), NeogamaBBH (45%) e 141 Soho Square (45%).

Vale ressaltar também a impressionante performance da Age, que em 2008 ficou de fora do ranking das 50 maiores e agora aparece em 29º lugar. Outros bons desempenhos abaixo da 30ª posição foram os de Agnelo Pacheco (104%), P&M (88%), MatosGrey (78%) e Fullpack (43%).

Por outro lado, considerando todo o ranking das 50 maiores, as que mais caíram foram Dentsu (-40%), Eugênio (-21%), Nova S/B (-19%), LongPlay (-19%), McCann Erickson (-17%), JWT (-15%), Lew’LaraTBWA (-15%), MPM (-15%) e Loducca (-11%).

A fusão entre a Fischer América e a Fala, que em 2008 ocuparam as 20ª e 21ª posições no ranking, respectivamente, colocou a Ficher+Fala na 9ª colocação em 2009.

Confira, a seguir, a lista das 50 maiores compradoras de mídia do Brasil, com os valores de investimentos (em R$) reportados pelo ranking do Ibope Monitor:

1ª Y&R – 4.858.293.000
2ª AlmapBBDO – 1.825.045.000
3ª JWT – 1.548.164.000
4ª Ogilvy – 1.534.553.000
5ª BorghiErh/Lowe – 1.485.514.000
6ª DM9DDB – 1.411.809.000
7ª NeogamaBBH – 1.358.952.000
8ª Africa – 1.296.446.000
9ª Fischer+Fala – 1.151.157.000
10ª Giovanni+DraftFCB – 1.115.957.000
11ª McCann Erickson – 1.089.211.000
12ª F/Nazca S&S 1.086.242.000
13ª Z+ – 1.047.498.000
14ª Euro RSCG – 996.173.000
15ª Leo Burnett – 990.020.000
16ª Talent – 871.364.000
17ª PPR (NBS e Quê) – 841.408.000
18ª Lew’LaraTBWA – 769.131.000
19ª 141 Soho Square – 736.848.000
20ª My Propaganda – 679.515.000
21ª Publicis – 675.232.000
22ª DPZ – 668.732.000
23ª Propeg – 628.643.000
24ª Artplan – 594.865.000
25ª Multi Solution – 508.824.000
26ª Loducca – 461.849.000
27ª PA Publicidade – 439.381.000
28ª MPM – 412.305.000
29ª Age – 408.805.000
30ª Salles Chemistri – 394.593.000
31ª Moma – 393.982.000
32ª Nova S/B – 385.899.000
33ª Taterka – 356.765.000
34ª Eugenio – 338.377.000
35ª Agnelo Pacheco – 318.032.000
36ª Lua Branca – 315.888.000
37ª Master – 312.613.000
38ª PRO Brasil – 311.328.000
39ª Fullpack – 299.591.000
40ª QG – 281.157.000
41ª MatosGrey – 251.518.000
42ª P&M – 244.975.000
43ª W/ – 237.661.000
44ª GP7 – 235.346.000
45ª LongPlay – 360 226.691.000
46ª Dentsu – 204.207.000
47ª Matisse – 196.202.000
48ª United Publicidade – 183.216.000
49ª Patria – 171.215.000
50ª Escala – 158.579.000