A Microsoft estaria considerando uma parceria com o grupo de mídia News Corporation para acesso exclusivo do conteúdo da companhia do magnata Rupert Murdoch em seu sistema de buscas. Lançado em junho em meio a uma grande campanha de marketing como um potencial concorrente do Google, o Bing atraiu pouca atenção do público, e atualmente é responsável por apenas 9,9% das pesquisas de internet nos EUA.
A idéia da parceria seria tirar o conteúdo da News Corp – como o site do jornal Wall Street Journal e a rede social MySpace – dos resultados de busca do Google, e dar ao Bing os direitos exclusivos sobre ele. Segundo o Financial Times, a Microsoft estaria procurando acordos parecidos com outras organizações de notícias. Pela parte da News Corp, Murdoch deixou bem claro nos últimos meses que pretende passar a cobrar pelo conteúdo gerado por seus sites e praticamente declarou guerra ao Google e a seu agregador de notícias.
As empresas ainda não se manifestaram oficialmente. As informações divulgadas até agora por fontes próximas às negociações não explicam o quanto o Bing estaria disposto a pagar pelo conteúdo da News Corp, o que acontece se o acordo falhar em aumentar o tráfego do sistema de buscas, e como é possível falar em ‘exclusividade’ levando em conta o atual modelo da internet. Informações de Clare Foran [NPR, 25/11/09].