Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Educação tratada superficialmente

(Foto: www.picjumbo.com por Pixabay)

Analisando a programação da rádio 93,7 – jornal CBN de Campo Grande (MS) durante o período de uma semana, entre os dias 31/07 a 04/08, verificamos superficialidade quanto à abordagem relativa ao ODS-4, Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU – EDUCAÇÃO. Esse objetivo visa assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

O Jornal CBN Campo Grande, em suas quase três horas de duração, aborda um bom número de pautas, incluindo política, clima, crimes, e consegue disponibilizar um período de tempo considerável, de dez a quinze minutos, para entrevistas com especialistas. Apesar disso, temas diários como a Educação são apresentados de maneira superficial. Nos cinco dias observados, as notícias sobre esse tema apresentaram pouco aprofundamento, chegando a durar apenas dois minutos entre as horas do programa, com a frequência de uma notícia diária.

Um exemplo é o dia 31/07, quando, apesar de voltarem ao assunto Educação várias vezes, somente reforçaram a volta às aulas, sem abordar questões ligadas ao fato, como as repercussões causadas pelos recentes ataques violentos a escolas: como as instituições e as famílias estão lidando com isso? Quais as medidas governamentais para evitar novos casos? Infelizmente, a abordagem foi apenas factual – trânsito, material escolar etc.

Ao longo da semana, pautas que poderiam ter sido tratadas com maior atenção foram abordadas rapidamente. O maior período de tempo foi em uma entrevista focada nas poucas vagas de concurso público para professores. Essa aparente falta de interesse pode gerar uma dessensibilização no ouvinte, acarretando a perda de relevância do assunto para o público, influenciando em como o programa da rádio CBN trata assuntos referentes à Educação, que está presente a todo momento no dia a dia do ouvinte. Uma possibilidade para mudar essa abordagem seria a criação de um bloco específico no programa voltado ao tema.

Dia 31/07: Nessa perspectiva, de forma factual noticiaram a volta às aulas nas cidades de Três Lagoas e Campo Grande, também em todo o estado de Mato Grosso do Sul, através de giros de notícias.

Dia 01/08: Nesse dia, houve apenas uma menção a um evento educacional ocorrido.

Dia 02/08: Novamente, foi ressaltado o contexto de volta às aulas no estado.

Dia 03/08: Em uma mudança de cenário, foi abordada no programa uma lei municipal publicada na cidade de Paranaíba-MS, que fomenta a instalação de câmaras de monitoramento em escolas municipais, para maior segurança da comunidade escolar, como assegura o parágrafo 4.A do documento da ODS-4.

Em seguida, houve uma entrevista e enfoque maior no assunto de asseguramento da Educação, em que o jornalista e advogado Edir Viegas fala sobre a importância de haver um concurso público para professores, visto que há sete anos não ocorre no estado e apresenta um déficit motivado por óbitos e evasão trabalhista. Além disso, incentiva a existência de mais vagas para docentes para que sejam preenchidos em totalidade os cargos ociosos. Esse caso está intimamente relacionado ao documento alvo da análise, pois como prevê o parágrafo 4.C do documento, é necessário aumentar o contingente de professores qualificados.

Dia 04/08: No último dia analisado, repete-se o padrão factual de abordagem, em que a Educação é pauta apenas de forma breve e pouco aprofundada, citando o Programa Primeira Infância, que além de outros direitos, garante a entrada de crianças em creches e escolas, como previsto no parágrafo 4.1 da ODS 4.

Com base na análise feita, apontamos possíveis temáticas para auxiliar o jornal na construção do quadro de educação sugerido, quanto à abordagem da ODS 4 para as pautas jornalísticas:

Sugestão de pautas e abordagens para temas em Educação

  • Investigar bairros periféricos e a questão da falta de documentação necessárias para o cadastro em escolas e creches, como comprovante de residência e como isso afeta a população e o caso de evasão escolar;
  • Levantar dados quanto a utilização de ferramentas tecnológicas no contexto escolar, como o acesso à internet, computadores, projetores e outros. Abordar como a Educomunicação está inserida e quais locais manifestam maior presença;
  • Verificar a disparidade entre o alto número de alunos e a baixa quantidade de monitores nas escolas, para que assim haja maior segurança dos docentes no ambiente escolar;
  • Assegurar a capacitação dos professores licenciados para acompanhar estudantes com necessidades especiais de assistência educativa específica a suas particularidades, no ambiente escolar (como Síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista).

Notas

Este artigo faz parte do conjunto de análises mensais sobre diversos veículos nacionais ou regionais produzidas pelo Observe, observatório de mídia da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, com foco nas coberturas e publicações a respeito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, os ODS.

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Emilly Nunes Oliveira, Beatriz Barreto Cardozo, Gabriel Barbosa Ruas e Sarai Brauna são alunos do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul