Este programa propõe-se a observar a imprensa, criar na sociedade uma disposição para participar. Provocar o olho crítico, nosso ícone visual. Mas o processo de observar implica também em registrar os aspectos positivos. Para servir de estímulo, para comparar e estabelecer padrões de excelência.
Nestas duas semanas de rememorações a respeito do AI-5, a mídia esmerou-se em reproduzir a violência daquele momento de trevas e a resistência de muitos jornais e jornalistas. O produto final permitiu um salutar mergulho no passado, sobretudo para aqueles que não acompanharam ou já esqueceram os anos de chumbo.
Na verdade a imprensa olhou a si mesma e com bastante seriedade conseguiu esquecer a tendência para a trivialidade. Esse exercício retrospectivo e introspectivo fez muito bem à nossa mídia. Mostrou que modernização exige lastro, exige seriedade e, sobretudo, competência.
O leitor, telespectador e ouvinte não pode ser nivelado por baixo. Nossos votos para 99 partem desta breve temporada de qualidade neste final de 98: que o olhar sobre o passado sirva de inspiração para o jornalismo de amanhã.
Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm