Já falamos aqui de economia, de política, de esportes, de juízes, cidades, mulheres e meteorologia. A nossa pauta é tão ampla como a dos jornais. E não poderia ser diferente.
Se a imprensa é um reflexo da realidade, ela precisa ser observada em todos os seus desdobramentos. A imprensa cobre os fatos mas ela não fica só nisso.
O modo dessa cobertura cria atitudes, comportamentos e afeta diretamente o público a que deve servir. Isso quer dizer que o jornalismo não é uma atividade isolada que concerne apenas ao círculo restrito de profissionais.
Isso deve ficar claro no programa de hoje. Vamos tratar da cobertura de duas guerras: a guerra civil contra as drogas que envolve toda a comunidade internacional e a guerra entre a Otan e a Iugoslávia que corre o risco de abalar esta mesma comunidade internacional.
Os jornalistas têm um papel fundamental em ambos os conflitos, eles não estão na retaguarda mas na própria trincheira. Por uma única razão. a imprensa é o princípio e o fim de um processo que pode melhorar ou piorar a humanidade.
Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm