Thursday, 26 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Controle de qualidade

Os jornais nas últimas semanas andaram concentrados nas CPIs dos bancos e do Judiciário. Com isso, relaxaram na cobertura de outras questões. Uma delas interessa muito, mas muito mesmo, à sociedade brasileira e a este Observatório em particular. Ninguém noticiou mas ontem e hoje realizou-se em Brasília, um seminário para discutir a nova lei de comunicação eletrônica de massas.

Para você ter uma idéia da importância dessa lei: ela vai tratar da propriedade das empresas de rádio e Tv, da qualidade da programação, dos eventuais controles de qualidade, da violência, do baixo nível, da ditadura dos institutos verificadores de audiência, da defesa da língua e da cultura brasileira.


Tudo isso diz respeito a você, ouvinte, telespectador, cidadão. Essa lei está sendo estudada pelo Governo mas uma lei de comunicação de massas deveria ser levada às massas para discussão.


Entende-se a reserva das autoridades, temem despertar as fortíssimas pressões que essas questões vão suscitar. Muito bem: se o Governo não pode iniciar o debate, começamos nós. Porque esta é a função da Rede Pública de Tv, cabe a ela discutir aquilo que as redes comerciais não sabem como tratar ou não querem tratar. Também antecipamos a questão porque essa é uma de nossas tarefas e deveres e dos quais não abrimos mão.


No mês do primeiro aniversário esse é mais um presente que o Observatório oferece a você, observador, para tirar a questão da mídia das sombras e da esfera dos gabinetes.


Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm