Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.
Sabe de que a imprensa gosta mais? A imprensa adora os mitos, as celebridades. A imprensa fabrica os ídolos, alimenta-os, ajuda a promovê-los e, se por fatalidade, um mito desaparece é ainda melhor: a tragédia transforma-se num ritual de glorificação.
A imprensa precisa dos mitos mas ela própria é uma espécie de mito, devorador e devorado. O jornalismo era considerado como a última profissão romântica, idealizado pela literatura e sobretudo pelo cinema. Mas a sua sanha mitológica e os desvios sensacionalistas são também a sua desgraça porque repousam na insistência em devassar a vida privada.
A atualidade nos oferece nesta semana a rara oportunidade de examinar simultaneamente esses dois aspectos mitológicos da mídia. De um lado, a cobertura intensa e repetitiva da morte de John Kennedy Jr. e, de outro lado, a imprensa servindo de cenário e enredo de uma telenovela de grande audiência, Andando nas Nuvens.
A criadora de ilusões como uma ilusão. O produto e a fábrica. Vamos ver a mídia no seu momento supremo, a cerimônia de canibalizar uma celebridade. E refletir como este seu poder pode ser banalizado até perder completamente qualquer importância política e cultural.
Nossa função não é emitir sentenças mas provocar reflexões. Vamos ver o que você acha.
Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm