Os estudantes de Jornalismo da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul lançaram seu olhar para os veículos online de pequeno porte, que se multiplicam com a facilidade da Internet e a divulgação em mídias sociais. Procuraram fazer uma análise de qualidade jornalística sobre alguns desses veículos, mas encontraram um panorama não muito favorável. Entre reprodução de press releases sem apuração, cópias de outros veículos e muita propaganda política disfarçada de jornalismo, os futuros jornalistas encontraram poucos exemplos de como se deve agir em nossa profissão. A seguir, as oito análises deste mês (Laura Seligman) que podem ser lidas nesta edição do Observatório.
- “Jornal Midiamax – equilíbrio e alguns escorregões”, de Ana Beatriz Leal e Isadora Colete
- “Revista Badaró – jornalismo local de qualidade”, de Isadora Vasconcellos e Milena Melo
- “Diário Corumbaense: uma análise qualitativa das publicações”, de Luana Guimarães
- “Top Mídia News – faltam planejamento e apuração”, de Emelin Gabrielle, Gabriel Barbosa e Sarai Brauna
- “O Pantaneiro – preocupação local”, de Beatriz B. Cardozo
- “Jornal A Crítica – reaproveitamento na editoria de Cultura”, de Giovanna Fernandes e Livia Medina
- “Boca do Povo – Um site baseado em cópias e press releases”, de Pedro Henrique de Oliveira Vieira e Emilly Nunes Oliveira
- “Campo Grande News – é preciso repensar”, de Fernanda Sá e Maria Gabriela