Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.
Você com certeza está lembrado do sensacional anúncio sobre a fusão da Brahma com a Antarctica acabando com uma rivalidade de décadas. Os jornais de hoje anunciaram um pacto ainda mais importante mas não chamaram a atenção para as suas implicações.
Para este Observatório a parceria anunciada hoje é o fato mais importante e mais grave relativo à mídia neste ano de 1999. A Folha e O Globo, arqui-rivais em termos políticos anunciaram uma parceria para lançar um diário econômico.
À primeira vista você pode pensar que trata-se apenas de uma reviravolta no tabuleiro empresarial da mídia brasileira. É muito mais do que isso. Repare, jornal não é cerveja. A democracia precisa do confronto e da multiplicidade de opiniões. E quando dois veículos adversários e antípodas como O Globo e a Folha se associam para produzir um terceiro fica evidente que a polarização será atenuada com grandes prejuízos para a qualidade do debate e da controvérsia.
Se o quadro da mídia brasileira já apresentava uma concentração preocupante, esta surpreendente parceria concentra ainda mais um processo que deveria ter muitos protagonistas e muito mais controversa.
Esse não é apenas um negócio entre duas empresas que pretendem aumentar seus lucros, esse é um flagrante prejuízo para você que precisa da acirrada diversidade de opiniões para ser bem informado.
Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm