Está na seção de cartas do Estado de hoje o que me parece o melhor comentário publicado até aqui – com os atributos jornalísticos da brevidade e da fluência do texto – sobre o previsível frenesi papista da mídia brasileira. O autor, certamente católico, é Humberto Corrêa, de Campinas. Sua mensagem:
‘A mídia nos apresentou o menu e a carta de vinhos que serão oferecidos ao papa, a origem das flores que ornarão seus aposentos e até o tipo de madeira utilizada nas cadeiras que utilizará no encontro com Lula e Serra. Sabemos os nomes dos seus cozinheiros, das costureiras de sua indumentária e roupa de cama, dos marceneiros dos seus móveis de quarto. Todavia, precisamos conhecer as proposições do Vaticano para cessar o êxodo de católicos para as outras religiões. A assessoria de imprensa da Igreja bem poderia direcionar a atenção do público para um pouco além do show business.’
***
Os comentários serão selecionados para publicação. Serão desconsideradas as mensagens ofensivas, anônimas, que contenham termos de baixo calão, incitem à violência e aquelas cujos autores não possam ser contatados por terem fornecido e-mails falsos.