Thursday, 26 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Investigação

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.

A urna eletrônica que colocamos no ar ainda está aberta. Acesse o site do Observatório na internet e deposite a sua opinião sobre o pacto dos arquirivais Globo-Folha para o lançamento de um novo veículo. Neste exato momento o resultado é o seguinte: 91% acham que esta parceria é uma ameaça à diversidade de opiniões e 9% não vêem perigo algum. A urna permanece aberta até o dia 4 de novembro mas a mensagem, como você pode comprovar, é clara e indiscutível: o telespectador não aprova este tipo de parceria na imprensa porque afeta a própria democracia.


Em nosso último programa tratamos da propaganda enganosa na questão dos medicamentos. Na ocasião o presidente da Abifarma, apontou com veemência um erro em nossa reportagem. Garantiu que a entidade não fizera alerta algum sobre a venda de medicamentos falsos. Quem errou foi o presidente da Abifarma, como prova o comunicado lido pelo apresentador faustão. A Abifarma pagou o comunicado e nele está claro um alerta para medicamentos falsos.


Você está acompanhando com certeza o caso do general Pinochet. O ex-ditador chileno deixou o poder em 1992 mas só no ano passado começou o seu julgamento na Inglaterra e mesmo assim de uma forma indireta.


Os chilenos não puderam ou não quiseram esclarecer algumas coisas importantes do seu passado. No Brasil tivemos a lei de anistia em 1979 que passava uma borracha no que aconteceu até então.


Mas um atentado terrorista de 30 de abril de 1981, dois anos depois da anistia, o famoso caso Riocentro, ficou mal esclarecido, apesar do empenho de toda a imprensa.


Dezoito anos depois, um jornal retomou a investigação e a verdade começa a aparecer. Quando a imprensa investiga com responsabilidade, tudo se movimenta e chegamos mais perto da verdade.


Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm