Thursday, 19 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1318

‘Leu na Veja? Azar o seu!’

A capa da Veja da semana passada (nº 1917, de 10/8/2005), praticamente igualando Lula a Collor, grafando o nome do presidente com dois elles nas cores verde e amarelo, tem provocado revolta do pessoal que costuma participar dos fóruns do Orkut. Este sentimento não vem de hoje, basta fazer uma pesquisa por ‘Veja’ no site de relacionamentos, para ver que são dezenas as comunidades criadas contra a linha editorial da revista semanal, com destaque para a ‘Leu na Veja? Azar o seu!’, que até o início da noite do dia 8 de agosto contava com 18.365 membros. Há também a comunidade ‘Veja que mentira’, com mais de 2 mil membros, só para citar mais uma.

Muitos podem dizer que se trata de comunidades ligadas a petistas revoltados com as denúncias da revista contra o governo. Entretanto, as outras revistas semanais também, cumprindo seu papel, fazem denúncias constantes, e não há comunidades no Orkut contra elas.

A matéria de capa desta semana incitou muita gente, que já não aprovava o conteúdo da revista, a se revoltar de vez, pois só alguém sem o menor compromisso com a verdade poderia igualar Lula a Collor. A trajetória de vida de ambos é completamente oposta, o governo de ambos é bastante diferente e, pelo menos até agora, os neocaras-pintadas a que a revista se refere parecem não existir.

‘Você está sossegado no bar tomando um chope (ou em outro evento social) e de repente escuta um disparate dito por alguém. E, como se não bastasse, a pessoa justifica sua resposta: ‘Li na Veja’.’

Este é o início da descrição da comunidade que diz que se você leu na Veja o azar é seu. Depois enumeram os defeitos da linha editorial da revista.

A censura para a ditadura

A comunidade existe já há algum tempo, mas a participação dos internautas cresceu muito a partir do fim de semana retrasado. Alguns tópicos já pedem manifestações públicas contra a revista, com a ‘queima de exemplares’. Outros sugerem que todos encham a caixa de e-mails da revista contra a sua suposta parcialidade. Há tópicos ainda com links para sites que mostram a coincidência das capas da revista com as da época da crise de 1992.

Comentários freqüentes são feitos com relação à doação da revista de recursos à campanha de alguns candidatos do PSDB, e os participantes se perguntam por que a Veja não investiga também a si própria. Embora a maioria das mensagens fale de política, há também muita indignação com o tratamento da revista a outros temas. Um dos recentes tópicos cita reportagem sobre espiritismo e pergunta: amadorismo ou preguiça em pesquisar?

Já escrevi em algumas comunidades do Orkut que, mesmo estudando Comunicação, era a favor de que houvesse algum tipo de censura a jornalistas que cometem abusos, assim como ocorre com médicos, advogados e outros, fiscalizados por órgãos próprios, como OAB e CRM. Entretanto, percebo agora a besteira que defendi. No caso do jornalismo, quem censura veículo são os próprios leitores.

Que deixem a censura para o passado da ditadura, e que venha a ditadura do povo, e os fóruns do Orkut são um bom exemplo de seu exercício.

***

Alguns comentários da comunidade

* tragédia. 6/8/2005 11:35

então pessoal minha mãe chegou agora pouco em casa com a nova ediçao da veja, mas essa edição é a para assinantes e estava no meu nome, agora virei assinante sem saber, liguei na editora abril e eles falaram que pode ser uma cortesia mas só vou saber isso na segunda feira.

ninguém merece receber de presente uma revista veja e exatamente essa edição, que zica.

***

* Eu já ouvi dizer 6/8/2005 12:15

Que a Veja distribui do nada edições-cortesia, geralmente quando querem espalhar uma notícia ultra-tendenciosa. No caso, é bem provável.

* Substituir papel higienico? 6/8/2005 17:27

É tao ruim que nem para substituir papel higienico serve. Para acender churrasqueira é otima, nem precisa usar alcool, queima que é uma beleza. Rs. A folha dos frias (ou entrando numa FRIA) faz o par ideal.Nazi-fascista. A revista primeira leitura tucana, esta com os dias contados, dizem que vai baixar as portas. O Mendonção já saiu. Esta revista deve estar no mesmo caminho, dai o desespero, já nao conta com ajuda federal como outrora e nem tem poder como tinha antes. O mundo esta mundando para o bem geral da nação. Esta revista se arvora em paladina da moralidade, vestal e venal a serviço da tucanada.

* Olha só 6/8/2005 12:25

Gostaria de discutir um fato da reportagem da Veja: ela disse que estão começando a aparecer os neocaras-pintadas. Me considero uma pessoa razoavelmente bem-informada. Leio a Folha e assisto os jornalísticos da Globo e Globonews todo santo dia. E eu AINDA NÃO OUVI FALAR DE MANIFESTAÇÃO DE NEOCARA-PINTADA!!! As manifestacões populares que vejo são aquelas ligadas a sindicatos, incentivadas principalmente pelo PSTU, PSOL e PDT.

Quando vi que tinha uma foto de uma neocara-pintada, e achei três coisas muito estranhas: 1) Ela tem jeito de ser uma pessoa muitíssimo bem-nascida; 2) A foto está muito bem-feita (além de ser em plano-fechado – compare com a do cara-pintada do Collor); 3) Segundo a Veja, a foto foi feita por Jefferson Bernades e retirada de um site, o preview.com.

Sobre esse último ponto, verifiquei que o fotógrafo realmente existe, com muitas fotos em seu portifólio, e que tem pinta de ser do Rio Grande do Sul agora o tal preview.com NÃO TEM NADA REFERENTE A FOTOS! se alguém quiser tirar a prova, visitem o site http://www.preview.com/ ou a loja preview de Salvador http://www.preview.com.br.

Porém mesmo se tudo o que eu tiver falado for apenas paranoia minha… p.q.p., que foto mais elitista da p.! Parece até que a mulher é alemã ou da Escandinávia…

[Nota do OI: Ver nesta edição do Observatório matéria de Sônia Corrêa (Veja transforma manifestação ‘com Lula’ em ‘contra Lula’) sobre essa manifestante.]

* Boa forma com George W. Bush 8/8/2005 14:26

Nossa querida revista nos brinda com a interessantíssima reportagem sobre a boa forma de Bush Jr…

Ela poderia falar sobre vários outros presidentes, mas por que descontentar o patrão??? Hehehehe

* Dia da inVEJA 6/8/2005 19:04

Galera, na minha opinião não podemos ficar de braços cruzados, não quero ver as consequências dessas atitudes da Revista Veja, proponho o envio de emails para a veja em um dia marcado relatando nosso descontentamento.

Que tal na próxima segunda?

abraços!

Alguns links (para membros do Orkut)

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=853332

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=79318

http://www.telma.org.br/18vejaquantabobagem.html

******

Estudante de Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) da PUC-Rio