Saturday, 28 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Mídia e mercado de ações

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.

Você aplica sua poupança na Bolsa? Neste caso você usa o noticiário ou segue os conselhos do seu operador? Investidor ou não, você acha que as cotações refletem a economia real? De qualquer forma ouça esta historinha contada ontem no New York Times: na quinta passada o apresentador de um programa sobre o mercado financeiro no canal americano CNBC começou o seu comentário dizendo isso: ‘eu sei que vocês não gostam quando eu digo que o mercado aponta para baixo. Gente, nós queremos que vocês ganhem muito dinheiro mas eu preciso dizer essas coisas porque estou reportando notícias’. O coitado do apresentador da CNBC parecia que pedia desculpas pelo pessimismo. Ao contrário do que acontecia até há pouco no mesmo canal. Tomado pela euforia, o CNBC levou as cotações aos píncaros e hoje está na berlinda porque levou muita gente boa à bancarrota.


É isso que vamos discutir hoje neste Observatório da Imprensa. a mídia reproduz fatos ou expectativas do mercado? E quem é o mercado – é uma pessoa? O mercado sou eu, você? O mercado são os entrevistados na matéria que lemos hoje no jornal? Ou o mercado é o seu comentarista preferido? Atrás dessa correria há outras questões muito sérias – as cotações de um dia representam as tendências da economia real? Pode-se projetar comportamentos para os próximos doze meses com base no nervosismo das últimas horas?


Preste atenção, deste Observatório não sairão dicas para aplicar amanhã na Bolsa mas você começará a entender muita coisa sobre as notícias que fazem as cotações dispararem ou despencarem.


Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm