A Petrobras resolveu fazer aquilo que nos Estados Unidos já é uma rotina, até mesmo por parte de órgãos do governo federal. A empresa ingressou na blogosfera ao montar um blog no qual publica a íntegra de seus comunicados e entrevistas fornecidos à imprensa.
Os jornais O Globo e Folha de S.Paulo foram os que mais reagiram à iniciativa da empresa que resolveu usar ferramentas digitais para transformar-se num canal de comunicação, a exemplo do que já ocorre com a maioria das grandes empresas nacionais e internacionais.
A irritação dos jornais vem do fato de que o blog da Petrobras permite uma comparação entre o que a empresa forneceu aos jornalistas e o que foi publicado. Com isto é possível identificar erros de contexto, omissões e equívocos de transcrição.
O jornal O Globo publicou no domingo (7/6) uma matéria intitulada “Petrobras usa blog para vazar informações obtidas por jornalistas”, na qual acusa a empresa de quebra de confidencialidade ao publicar, além das respostas, também as perguntas feitas pelo repórter.
A polêmica entre jornais e a Petrobras acontece no contexto da batalha político-partidária entre governo e oposição em torno da CPI que investigará as atividades da empresa. Mas ela tem um alcance mais amplo ao introduzir o princípio da transparência nas relações entre fonte de informação e jornalistas.
Esta prática já é antiga nos Estados Unidos — onde é comum órgãos do governo, como o Departamento de Justiça e o Departamento de Defesa (DoD – Department of Defense ou Pentágono), publicarem em seus blogs a íntegra de declarações prestadas à imprensa pelos respectivos secretários ou por porta-vozes oficiais. O mesmo acontece com grandes corporações privadas como a General Motors.
Sem entrar no mérito das acusações dos jornais e da defesa da Petrobras, fica evidente que a imprensa não digeriu o blog Fatos e Dados porque ele abre espaço para a ampliação da transparência nas relações dos veículos de comunicação com a sociedade. Agora, qualquer pessoa física ou jurídica tem a possibilidade de usar a Web para acessar a opinião publica diretamente, sem passar pelo filtro da mídia.
Prova disto é que o blog da Petrobrás, cuja primeira postagem foi feita no dia 2 de junho, já foi visitado por quase 74 mil pessoas com uma média de 40 comentários por texto, considerada alta para os padrões da Web brasileira. O blog usa um sistema gratuito de publicação e hospedagem.
Pelo teor dos comentários feitos até agora dá para perceber que o Fatos e Dados vai se transformar também numa arena de debates entre pessoas comuns, à medida que a Petrobras for transformada num cavalo de batalha entre governo e oposição na campanha pelas eleições presidenciais de 2010.