A Veja desta semana virou material de propaganda da campanha do não à proibição da venda de armas. Agora à noite um texto lido no programa de propaganda na televisão anunciava, após louvar a revista como a mais importante do Brasil e uma das mais importantes do mundo, convidava: se você quer ler a reportagem (Sete razões para dizer não) e não tem a revista, entre no site www.votonao.com.br . Só que o site estava fora do ar desde o meio da tarde.
Com uma boa reportagem sobre os podres dos próceres da chamada “bancada da bala” a revista poderia tentar recuperar um pouco da credibilidade jornalística que perdeu ao publicar material panfletário. O problema não é o que a revista diz, mas o método unilateral adotado no texto, a completa ausência dos melhores argumentos do lado oposto.
Foi na linha de um autoritarismo bem brasileiro. Alguns dirão: qual é a surpresa? Bem, sempre se espera que um dos veículos mais importantes do Brasil, localizado na maior e mais influente cidade do país, se empenhe na valorização do bom jornalismo e, principalmente, da prática democrática do diálogo.