Sunday, 29 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Televisão

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.


Hoje você é o assunto. E este Observatório também. A partir deste momento reconquistamos o horário da Rede Cultura que sempre nos pertenceu: estamos de volta às 22:30 das terças feiras e deste modo o Observatório da Imprensa passa a ser transmitido para todo o país no horário em que é exibido ao vivo há mais de cinco anos.


Em nossa história sofremos, digamos, duas restrições – quando fomos retirados da programação da TVE do Rio Grande do Sul em 1999 e em outubro do ano passado quando a TV Cultura sem qualquer aviso nos passou para a meia-noite. Ganhamos as duas paradas – estamos de volta no sul e estamos de volta às 22:30 das terças na Rede Cultura. Parabéns a você.


Esta edição do Observatório continua tratando da televisão, mais precisamente da programação da TV e mais precisamente da regionalização da programação televisiva. Este é um debate que se arrasta há 12 anos e que agora precisa ser oxigenado e levado ao conhecimento da sociedade.


A regionalização da programação está prevista na constituição, é uma reivindicação dos profissionais que vivem fora do eixo Rio-São Paulo e sobretudo é uma exigência daqueles brasileiros que não se vêem refletidos nos monitores de TV. Mas as redes comerciais fazem objeções e elas estão aqui para expressá-las. Pela primeira vez na história da TV Brasileira teremos as três maiores redes comerciais reunidas num mesmo programa levado ao ar pela rede pública com a participação de algumas de suas afiliadas. Estamos no bom caminho.