A rubrica ‘Folha Opinião’ da edição online da Folha de S.Paulo (25/12) deu a César o que é de Rubem Alves. Na chamada da seção ‘Tendëncias e Debates’ daquele caderno, a autoria do artigo ‘Os dois olhos’ era atribuído a um certo Rubens Alves. Ao clicarmos no link para o texto, descobrimos que o verdadeiro autor é Rubem Alves, filósofo, psicanalista, educador e escritor.
Vá lá que os dois nomes soam parecidos, e não é a primeira vez que confundem o nome de Rubem Alves, chamando-o de Rubens. Mas em se tratando de um jornalão do porte da Folha, que o tem como colunista do caderno Sinapse, erros desse tipo deveriam passar ao largo. Dá para imaginar Rubem Alves, com sua leveza e criatividade, se divertindo com o lapso e criando mais uma das suas geniais crônicas, quem sabe explorando o duplo que lhe foi indevidamente atribuído.
Mas que desinforma o leitor e pega mal para o jornal, isso pega.
Nota do OI: no mesmo índice da mesma edição online, o jornalista e ensaísta Olavo de Carvalho, também colaborador habitual da Folha, aparece identificado como ‘Orlando’ de Carvalho… (L.E.)
******
Estudante de jornalismo da Universidade Tiradentes (SE) e editor do Balaio de Notícias (http://www.sergipe.com/balaiodenoticias)