Tuesday, 07 de January de 2025 ISSN 1519-7670 - Ano 25 - nº 1319

TV pública e o debate do debate

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.

Está nos jornais de hoje e com bastante destaque: o Governo Federal começou a examinar o ante-projeto da Rede Nacional de Televisão Pública para divulgar as suas ações. O problema começa com o nome: se é uma tevê pública não pode estar comprometida com o Executivo. E se pretende ser estatal por que razão não se investem os mesmos 250 milhões na Radiobrás que já existe há décadas e cuja função é justamente essa? Se o Governo quer uma rede voltada para atender ao interesse público, por que não aproveita a excelente rede de televisões culturais e educativas? Este é um assunto que precisa ser muito discutido. É uma decisão de Governo mas diz respeito à sociedade. Voltaremos a ele.


Este Observatório hoje vai debater o debate. Está cada vez mais evidente que estamos criando uma sociedade que abomina o confronto de idéias e detesta ouvir as partes. Prefere entregar as controvérsias aos juristas e juízes ou então colocar os debatedores mais ousados no banco dos réus.


A discussão sobre a classificação dos programas de TV está no Supremo. Você, eu, nós não podemos opinar, quem vai resolver são os meritíssimos. O economista Paulo Nogueira Batista Junior que sempre atacou o FMI, um dia resolveu aceitar um cargo na direção da instituição e o que aconteceu? Quase foi linchado.


O caso mais dramático é o do filósofo Renato Janine Ribeiro que teve a coragem de expor publicamente o seu horror diante do assassinato do menino João Hélio. Janine está sendo linchado mesmo. Pela simples razão que estamos em vias de organizar uma sociedade na qual os filósofos não podem filosofar, os sofridos não podem mostrar seus sofrimentos e as minorias não têm o direito de explicar por que são minorias.


Diante desta compulsão totalitária, a mídia (mais precisamente a imprensa) desempenha um papel crucial. Se a Folha não insistisse no ‘affaire Janine’ ao longo de quase um mês, este Observatório não estaria debatendo o debate e você não estaria pensando como é bom pensar.


Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm