Boas notícias para a mídia em 2010. Os Jogos de Inverno, a Copa do Mundo e as eleições para o Congresso nos EUA irão contribuir com o aumento dos lucros publicitários, prevê estudo da ZenithOptimedia. Depois da queda de 8,5% em 2009, os gastos com anúncios em todo o mundo devem crescer 1,6% em 2010 e 4,3% em 2011.
Entre as maiores economias, 62 de 79 países que foram avaliados no estudo irão aproveitar o crescimento publicitário em 2010, embora a América do Norte registre queda de 2,4%, para US$ 159 bilhões, depois de um decréscimo de 10,3% em 2009. Já a Europa Ocidental terá uma situação um pouco melhor, com aumento de 0,2%. A China, por sua vez, será o quarto maior mercado publicitário do mundo em 2010, ultrapassando o Reino Unido, e a Índia ocupará a décima colocação. Ainda assim, a Europa Ocidental e a América do Norte combinadas são responsáveis por quase 60% do mercado global.
A Zenith prevê ainda que gastos com publicidade online irão representar 13,8% em todo o mundo, o equivalente a US$ 63 bilhões. Mídia tradicional como revistas, jornais, TV e rádio irão continuar a perder share publicitário. Nos próximos dois anos, anúncios impressos nas revistas americanas devem cair 22,8%, para US$ 9,8 bilhões, antes de crescer 14,3%, atingindo US$ 11,2 bilhões, em 2013, segundo a PricewaterhouseCoopers. Informações da Economist [1/1/10].