Novidade na indústria de entretenimento. A ESPN e a Discovery planejam lançar canais de TV em 3-D, noticiam Sue Zeidler e Ben Klayman, da Reuters [5/1/10]. Em junho, estreia o da ESPN, que irá exibir, no mínimo, 85 eventos esportivos ao vivo no primeiro ano – o primeiro deles será um jogo de futebol da Copa do Mundo, entre a África do Sul e o México. A emissora vem testando a tecnologia há mais de dois anos. No ano passado, um jogo de futebol americano universitário foi exibido em 3-D no local da partida e em alguns cinemas. Já a Discovery uniu-se à Sony e à Imax para lançar seu canal no começo do ano que vem, com programação sobre história natural, espaço, exploração e aventura, além de filmes.
Após o sucesso do filme Avatar, analistas da indústria de entretenimento acreditam que a TV tridimensional pode entrar definitivamente nos lares americanos. Diversas tecnologias do gênero serão apresentadas na feira anual Consumer Electronics Show, em Las Vegas, esta semana. ‘Este será um passo significativo para a adoção de aparelhos de TV 3-D e para criar novas ofertas de produtos, assim como para nossos anunciantes, que querem novas oportunidades de patrocínio’, observa Sean Bratches, vice-presidente-executivo de vendas e marketing da ESPN.
Para analistas, a falta de programação em 3-D, especialmente em esportes, tem sido uma das barreiras para a disseminação de TVs com esta tecnologia. ‘A questão tem sido o conteúdo. O que estamos vendo é a emergência da TV tridimensional residencial, o que é um passo na direção certa’, avalia James Marsh, analista da Piper Jaffray, reforçando que o mais complicado é convencer os telespectadores de que a experiência em casa pode ser tão agradável quanto a nos cinemas. Na opinião de Richard Doherty, analista do Envisioneering Group, um em cada 30 lares deve adotar a tecnologia até 2011 e, até 2015, ela deve estar presente em 20% das casas nos EUA.