Tuesday, 26 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Gases bovinos

Parece piada mas o peido do boi, com o perdão da palavra, também traz sérios impactos ao ambiente. Prova disso é que o relatório intergovernamental sobre mudanças climáticas, anunciado há duas semanas pela ONU, contou com a participação de dois pesquisadores da Embrapa especialistas neste tema.
Magda Aparecida Lima (Embrapa Meio Ambiente de Jaguariúna-SP) e Odo Primavesi (Embrapa Pecuária Sudeste de São Carlos-SP). Os dois cientistas estudam há vários anos a emissão de gases por bovinos e seus impactos ambientais. O gás metano contribui para o agravamento do efeito estufa. Diz o Eduardo Gianetti que um estudo realizado pela FAO atribui aos gases bovinos um efeito mais destruidor do que o a poluição causada pelos automóveis.
Curiosidade: há dez anos, quando o assunto era uma novidade, o AgroFolha da Folha de S.Paulo entrevistou Magda e salpicou no alto de uma página interna: ‘Arroto do boi agrava o efeito estufa’.
Prá quê? A pesquisadora da Embrapa ficou uma fera. Depois, reconheceu que a emissão de gases por bovinos, como ela prefere denominar, se dá por duas saídas: arroto e flatulência.
Brincadeira á parte, o assunto merece uma reportagem detalhada. Imaginem 180 milhões de bovinos bombardeando a atmosfera?