O grupo americano New York Times irá criar uma unidade de negócios com foco em geração de lucros nas edições eletrônicas, incluindo as versões do jornal impresso para leitores eBooks. ‘O crescimento recente e esperado das edições eletrônicas necessita de uma mudança para que elas sejam vistas coletivamente como um negócio gerador de lucros’, afirmou o presidente do grupo, Scott Heekin-Canedy. Em memorando, a companhia informou que a vice-presidente de marketing e circulação, Yasmin Namini, foi indicada para assumir o cargo de gerente-geral da unidade.
Na semana passada, o diário New York Times anunciou planos de cobrar uma taxa – ainda não especificada – para o acesso a parte do conteúdo de seu site a partir de 2011. O New York Times vende atualmente assinaturas do NYTimes para o Kindle, da Amazon, o Nook, da Barnes & Noble, e leitores da Sony. Já para o iPhone, da Apple, são oferecidas aplicações gratuitas.
A circulação diária do NYTimes caiu 7,3%, para quase 930 mil exemplares, de março a setembro, comparado ao semestre anterior, segundo dados do Audit Bureau of Circulations. É a primeira vez, desde 1985, que a média fica abaixo de um milhão de cópias. Informações de Greg Bensinger [Bloomberg, 25/1/10].