Pouco antes do Natal, a Microsoft mandou 90 laptops Acer Ferrari ,de última geração, para um seleto grupo de blogueiros norte-americanos pedindo para que eles testassem o uso do sistema operacional Vista que substituirá o Windows XP. Até ai nenhuma novidade, mas na carta onde a Microsoft explicava sua iniciativa, ela omitiu, sintomaticamente, qualquer referência à devolução do equipamento, uma vez concluido o teste. Foi o suficiente para a maioria dos agraciados assumissem que se tratava também de um generoso presente natalino. Mas a inconfidência de alguns blogueiros que ficaram de fora da lista da Microsoft acabou criando uma enorme confusão, na qual os agraciados foram colocados sob suspeita de praticar o que nós aqui chamamos de jabá. A gritaria foi tão grande que a Microsoft acabou admitindo o erro e solicitou que todos os 90 testadores do Vista devolvessem seus flamantes laptops vermelhos com o cavalinho da escuderia Ferraria na tampa. O episódio seria ilustrativo de mais uma trapalhada corporativa no relacionamento com jornalistas se ele não fosse mais um na lista de casos recentes em que empresas poderosas se deram mal ao tentar manipular blogueiros. O caso mais famoso foi o da mega rede de supermercados Wal Mart, que no segundo semestre de 2006 criou uma série de blogs fajutos para tentar preservar a imagem corporativa depois de uma série de denúncias de consumidores e ex-empregados. Coincidência ou não, a empresa de relações públicas Edelman responsável pelo fiasco da operação marqueteira da Wal Mart também está por trás da malfadada operação Vista. Estes e outros fatos recentes mostram que a chamada blogosfera pode ser um ambiente caótico, heterogêno e absolutamente desorganizado, mas quando se trata de presergvar a independência e credibilidade, seus integrantes mostram uma surpreendente união e disposição para a luta. A impossibilidade de controlar o que é publicado em weblogs ao redor do mundo é uma dor de cabeças insanável para governos e empresas pouco acostumadas a lidar com criticas do público. Estratégias tradicionais como intimidação ou cooptação , simplesmente não funcionam mais numa ecologia informativa onde a transparência virou lei. O segredo para a ampliação da postura crítica dos consumidores de informação está na transformação dos blogs pessoais em ferramentas para o exercício do jornalismo cidadão, ou seja da participação do público na produção e distribuição de noticias de interesse comunitário.