Foi lançado esta semana o Ongo, serviço personalizado de notícias que pretende atrair leitores pagantes na internet. O projeto, criado por Alex Kazim, ex-presidente do Skype e do eBay, recebeu US$ 12 milhões em financiamento dos grupos americanos New York Times, Washington Post e Gannett. Funciona assim: o leitor pode comprar notícias de veículos variados em pacotes. Os planos custam a partir de US$ 7 mensais.
O pacote básico inclui artigos de fontes como Associated Press, Washington Post, USA Today, New York Times e Financial Times. Usuários podem ainda acrescentar outros veículos, como Guardian ou Detroit Free Press, por US$ 0,99 ao mês cada um. O layout do serviço é muito parecido com jornais impressos, mas ele pode também ser acessado de plataformas móveis.
É cada vez maior nos EUA o flerte dos jornais com a ideia de cobrança por conteúdo na rede. A publicidade online representa, hoje, apenas 9% do total de publicidade em jornais, segundo os últimos dados da Associação de Jornais do país. O Wall Street Journal possui um modelo bem sucedido de assinaturas. O New York Times anunciou o lançamento, na primeira metade deste ano, de um sistema que irá requerer a usuários que paguem após acessar um determinado número de artigos. Informações de Jennifer Saba [Reuters, 25/1/11].