Wednesday, 04 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1316

Acessibilidade

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.

Todos os brasileiros têm os mesmos direitos – certo ou errado? Errado: há uma legião de brasileiros ostensivamente prejudicados, menos iguais do que os demais.

O Estado brasileiro oferece a todos os seus cidadãos o mesmo acesso e a mesma liberdade de movimentos – certo ou errado? Errado: um grande contingente de brasileiros não têm acesso e não goza do pleno direito de ir e vir.

A sociedade brasileira é solidária com os deficientes – certo ou errado? Errado: a sociedade brasileira geralmente não presta atenção aos portadores de deficiências físicas, são esquecidos.

Numa das fases deste Observatório oferecíamos aos telespectadores a tradução simultânea na Língua Brasileira de Sinais – a Libras – usada pela comunidade surda. Lamentavelmente, fomos obrigados a desistir. Este é o problema: não conseguimos avançar na integração dos deficientes.

E este não é só problema dos governos, também é problema dos governados, da cidadania – nós. E esta situação ficará escancarada, dramatizada em 2014 e 2016 por conta dos grandes eventos esportivos internacionais. Na ocasião, os visitantes deficientes vão se dar conta de que os estádios e ginásios foram construídos para atender às exigências de acessibilidade da FIFA e do COI mas no resto do país há uma vastíssima coleção de obstáculos para os nossos cadeirantes, deficientes visuais e auditivos. Intacta e intocada.

Esta edição do Observatório da Imprensa talvez seja algo incômoda para alguns. Esperamos que facilite a vida daqueles que são prejudicados ao longo de vidas inteiras.