Wednesday, 04 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1316

Oriente Médio e Ucrânia

Para marcar os 100 anos do início da Primeira Guerra Mundial, no próximo dia 28 de julho, o Observatório da Imprensa vai debater os dois conflitos atuais que mobilizam a opinião pública: a luta separatista dos rebeldes na Ucrânia e a luta entre israelenses e palestinos na Faixa de Gaza.

Paralela ao mundo real, há uma guerra virtual. Palestinos e israelenses utilizam o YouTube para marcar suas posições. Vídeos, textos e até desenhos animados são usados com mensagens e discursos beligerantes. Em princípio restrita a região, a batalha já extrapolou fronteiras.

Nas redes sociais do mundo todo, mensagens ideológicas e agressivas são postadas e incitam a discussão. Vídeos de propaganda e ameaças mútuas circulam na internet. Hackers usam o Twitter, enviam SMS com notícias falsas e invadem sites pessoais para postar informações irreais. Não há espaço para a paz.

A mídia dá amplo destaque às batalhas, com análises e artigos de especialistas, mas não incentiva o diálogo permanente de conciliação.

Alberto Dines recebe no estúdio do Rio de Janeiro o cientista político Renato Lessa, o antropólogo Paulo Hilu e o jornalista Michael Kepp.