Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Los hermanos leem mais jornal

No embalo dos festejos pelos seus 90 anos, a Folha de S.Paulo comemorou, domingo passado, sob o título ‘Folha lidera venda de jornais no país’, o fato de ter registrado, pelo terceiro mês consecutivo, média de circulação paga acima dos 300 mil exemplares diários. Os dados são do respeitado Instituto Verificador de Circulação (IVC). Com esse feito, a Folha retoma o posto que temporariamente havia perdido para o SuperNotícias, um jornal popular que circula em Belo Horizonte. Entre os maiores diários do país, apenas O Globo registrou queda de circulação, ainda segundo o IVC.


O crescimento da economia brasileira é o maior responsável pela retomada das vendas de jornais. Os reflexos se espalham pelo mercado de mídia como um todo, cujo faturamento publicitário foi de quase 30 bilhões de reais no ano passado, de acordo com o Projeto Intermeios. A mídia TV ficou com 63% desse total.


Os jornais brasileiros ainda têm muito chão pela frente. Compare-se, por exemplo, o nosso mercado ao da Argentina. Lá, com uma população pouco maior que a do estado de São Paulo, apenas o jornal líder – Clarín – vende 350 mil exemplares diários durante a semana e 660 mil ao domingos. Los hermanos ganham de goleada.