O Estado de S.Paulo se gaba hoje de que uma pesquisa a ser divulgada logo mais revelou, pelo segundo ano em seguida, que os seus leitores lhe são mais fiéis, ou ‘defensores’, conforme a sondagem (79%), do que os do Globo (68%) e da Folha (66%). Palmas, parabéns.
Os entrevistados foram agrupados ainda em satisfeitos, insatisfeitos (‘vulneráveis’) e totalmente insatisfeitos (‘opositores’). Os leitores da Folha são os que mais preferem se considerar satisfeitos (21%), contra 14% dos que lêem o Estado e 12% no caso do Globo.
Mas hoje é dia de ficar totalmente insatisfeito com o Estadão – por causa de outra pesquisa.
O Jornal Nacional divulgou ontem o mais recente levantamento das intenções de voto para 2006 feito pelo Ibope (que também checou outros indicadores do sentimento popular, como a avaliação do governo Lula e do presidente em particular, conhecimento das denúncias de corrupção etc.)
Como meio Brasil ficou sabendo, numa das simulações eleitorais, o prefeito José Serra bate Lula por 9 pontos percentuais (44% a 35%) em um eventual segundo turno. No primeiro, o tucano aparece com 30% e Lula com 29%.
Sendo a margem de erro da pesquisa de 2,2% para mais ou para menos, a situação na hipotética primeira rodada é de óbvio ‘empate técnico’: diferentemente da rodada final, nessa é impossível saber quem está ‘na frente’. Pode ser Serra com 32,2%. Pode ser Lula com 31,2%.
Foi o que informou a Folha na matéria ‘Serra alcança Lula no 1º turno, diz Ibope’: ‘Serra aparece empatado pela primeira vez…’
Foi o que informou o Globo na matéria ‘Ibope: no 2º turno, Serra vence Lula no país todo’, com o intertítulo ‘No 1º turno, empate técnico’.
Foi o que informou o Valor na matéria ‘Serra vence Lula em segundo turno, diz Ibope’: ‘Em relação ao primeiro turno [a pesquisa] mostra um empate técnico…’
Já o Estado, o único a dar a pesquisa como o principal assunto da primeira página, desinforma na manchete ‘Escândalo derruba aprovação de Lula; ele está atrás já no 1º turno’, repete a desinformação no lide da chamada, na manchete interna ‘Crise atinge a imagem de Lula e Serra sairia na frente já no 1º turno’, no lide da matéria ‘Lula perderia a eleição no primeiro e no segundo turnos’ e no seu oitavo parágrafo (‘Serra vence a simulação de primeiro turno…’)
Duas vezes o jornal noticia que a margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais. Nenhuma vez escreve o termo ‘empate técnico’.
Defensor, satisfeito, vulnerável ou opositor, o leitor julgue por si mesmo se o jornal foi: a) incompetente; b) sensacionalista; c) faccioso; d) nefelibata; e) irresponsável; f) todas as alternativas anteriores; g) nenhuma das anteriores.