Monday, 25 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Cessam os comentários

A partir de agora, o Verbo Solto deixa de publicar comentários.


A razão é a seguinte: cheguei ao meu limite como gerenciador de insultos pessoais, a mim e a terceiros, de patrulhamentos partidários ou ideológicos, de acusações levianas, generalizações desonestas, ilações sem base, distorções claramente deliberadas do pensamento alheio, negação de fatos incontestáveis – e puro e simples gosto pela agressão.


Teóricos da chamada nova mídia saudaram o advento da blogosfera com um otimismo que se revelaria infundado em numerosos casos. Presumiram que a interatividade proporcionada por esse formidável espaço para o intercâmbio de fatos, idéias e opiniões, ao largo da chamada mídia convencional, transfiguraria o debate público em toda parte, inaugurando a idade de ouro da ‘Grande Conversação’.


Estariam mais próximos da verdade se tivessem falado em ‘Grande Xingação’.


Nesse sentido, o repertório de baixarias dirigidas ao Verbo Solto está longe de ser excepcional. Tanto que nem sequer sou o primeiro, no Brasil, a tomar a decisão extrema de não mais acolher comentários, ciente, embora, de que ‘os justos pagarão pelos pecadores’.


Os interessados em comentar os assuntos aqui tratados, sob a forma de artigos, podem enviá-los por e-mail, como arquivos anexados, para o endereço canaldoleitor@ig.com.br