Uma imagem de uma mulher protestando, aos gritos em cima de um telhado, contra a eleição presidencial do Irã foi a grande vencedora da premiação de fotojornalismo World Press Photo. Os resultados foram anunciados na sexta-feira (12/2). Diversas imagens premiadas este ano tinham como tema os conflitos no Afeganistão, Irã, Gaza, Cisjordânia e Somália.
A imagem de autoria do italiano Pietro Masturzo faz parte de uma série de fotos tiradas de telhados em Teerã durante a noite, quando pessoas gritavam para expressar seu descontentamento com o resultado do pleito de junho, que reelegeu o presidente Mahmoud Ahmadinejad. Segundo os juízes, a imagem mostra ‘o começo de algo, o começo de uma grande história’. Segundo Guy Tillim, um dos 19 juízes, a fotografia é bem sucedida porque consegue contextualizar o conflito.
A organização World Press Photo, com sede em Amsterdã, recebeu mais de 101 imagens de 5.847 fotógrafos de 128 países. Masturzo vai receber como prêmio 10 mil euros em uma cerimônia na Holanda em maio. Todas as imagens vencedoras estão no site da World Press Photo. Informações da Reuters [12/2/10].
RODAPÉ