As matérias sobre a futura eleição municipal em São Paulo, ecoando a pesquisa do DataFolha, publicada domingo, são um desperdício de tinta, papel – e do tempo do incauto leitor que as leia.
Nada contra que se publiquem sondagens eleitorais, valham o que valerem a pouco mais de um ano da votação. Mas o resto, a esta altura, é catar pêlo em ovo. O espaço que ocupa é prova provada de falta de imaginação jornalística e de excesso de jornalismo preguiçoso.
O pior é que os jornais insistem nisso, mesmo sabendo que o grosso do leitorado – para não dizer o grosso do eleitorado – não dá a mínima ao que ‘repercutam’ das pesquisas.
P.S. ‘Apenas’10%?
Outra pesquisa, esta nos Estados Unidos, sobre o que os americanos conhecem, pensam e querem em relação à América Latina, informa que 10% dos gringos sabem quem é Lula.
Pela amostra dos principais jornais, toda a mídia publicou o índice precedido do advérbio ‘apenas’.
Apenas o quê, cara-pálida? No mais introvertido e desinformado dos países da elite mundial, 10% é uma respeitabilíssima porcentagem. Se o presidente do México, Felipe Calderón – com os mexicanos formando uma verdadeira nação dentro da nação americana – é conhecido por 20%, metade disso vale muito mais que o dobro.
Mas relativizar informações não é o forte do pessoal.
***
Os comentários serão selecionados para publicação. Serão desconsideradas as mensagens ofensivas, anônimas, que contenham termos de baixo calão, incitem à violência e aquelas cujos autores não possam ser contatados por terem fornecido e-mails falsos.