Saturday, 21 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Tema de fevereiro é ‘Aprendizagem baseada em problemas’

Está no ar o número 115 da revista mensal eletrônica de jornalismo científico ComCiência, publicada pelo Labjor e pela SBPC. O tema desta edição é ‘Aprendizagem baseada em problemas’.

Editorial

Ensino e aprendizagem: problemas como solução – por Carlos Vogt

Artigos

Novos caminhos para a educação básica e superior – por Myriam Krasilchik e Ulisses F. Araújo

Metodologias ativas de aprendizagem em ciências humanas e sociais – por Ricardo Ricci Uvinha e Diamantino Pereira

Aprendizagem baseada em problema no curso de medicina – por Hissachi Tsuji

Experiências na área de engenharias e ciências aplicadas – por Júlia B. Ramos, Homero Fonseca Filho, Marcelo V. Freire e Sarajane M. Peres

Construtivismo, ABP e formação de professores – por Ana Maria Klein e Verônica Guridi –

Reportagens

Método ABP na medicina: origem e desdobramentos – por Carolina Simas e Fernanda Vasconcelos

Exatas e humanas experimentam nova metodologia – por Cristiane Paião

Entre semelhanças e diferenças – por Luciana Palharini

Cara ou coroa? – por Maíra Valle e Alessandra Pancetti

Pensando criticamente as novas abordagens de ensino – por Danilo Albergaria

Resenha

Ser e ter – por Iara Cardoso –

Entrevista

Lee Shulman – por Daniela Ingui –

Notícias

http://www.comciencia.br/comciencia/?section=3

– Construções para Copa de 2014: laboratório da sustentabilidade
– Brasil perde o crítico literário Wilson Martins
– Ensaios hidrodinâmicos ampliam segurança de produção offshore
– Estudo desvenda as vertentes terapêuticas de Ilhabela
– Uma história da poluição do sedimento na Baixada Santista
– Geólogos comprovam impacto de meteorito no RS
– Sistema informal de manejo rege pesca artesanal no litoral de SP
– Os desafios da agricultura familiar
– A relação dos megaeventos com o custo Brasil

Boa Leitura!

ComCiência – http://www.comciencia.br
Labjor – http://www.labjor.unicamp.br