Exame lançou Alckmin, IstoÉ Dinheiro lança Serra (com ponto de exclamação!). Exame se baseia numa pesquisa com homens de negócio, IstoÉ Dinheiro em pesquisas com amostras de todo o eleitorado. Como a eleição não é para a presidência da Fiesp, faz mais sentido.
A reportagem sobre José Serra tem informações sobre seu trabalho na Prefeitura melhores do que a reportagem da Exame sobre o governo Alckmin, feita, como informa a própria Exame, de dentro do Palácio dos Bandeirantes. Mas a pobreza dos dados é semelhante: agregados muito grandes, sem séries históricas. Também não foi ouvida nenhuma instituição de pesquisa.
Menciona-se que Serra terá um plano econômico, mas igualmente aqui há completa inversão do problema: em vez de um mapeamento dos problemas e das soluções que deverão ser discutidos na campanha de 2006, começa-se com nomes. E o tal plano é apenas uma alusão.
Na IstoÉ Dinheiro, como na Exame, ignora-se que existe um partido, o PSDB. Pasme, leitor: na reportagem sobre Serra essa sigla nem é mencionada.
Na IstoÉ Dinheiro a questão social não é totalmente ignorada, mas aparece apenas como item da pré-campanha de Serra: o prefeito dá aulas de matemática em escolas, inspeciona ou inaugura postos de saúde.
O pior é que Serra é apresentado, literalmente, como “produto”.
(Ver também, abaixo, texto sobre lançamento de Alckmin pela Exame.)