POLÍTICA
"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar a imprensa brasileira durante a inauguração de um centro esportivo na Rocinha, nesta segunda-feira (08/03), no Rio de Janeiro. Lula afirmou que a mídia brasileira se interessa apenas pela ‘desgraça’ e que notícia ‘boa não interessa’.
‘A imprensa brasileira, por hábito ou por desvio, não gosta de falar de obras inauguradas. Ou seja, coisa boa não interessa, o que interessa é desgraça. (…) Eu só queria dizer que é um desvio de comportamento não aceitar as coisas boas. Quase nenhuma obra de inauguração merece matéria, quase nenhuma obra. O que merece é uma gafe, o que merece é um erro que a gente cometa ou uma coisa que não aconteceu’, contestou.
O presidente também criticou uma matéria de O Globo sobre a inauguração do Hospital da Mulher, ontem no Rio, quando pediu que a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, acompanhasse a cerimônia. A reportagem questionava a presença de Dilma em uma obra que não era do governo federal.
De acordo com o presidente, Sérgio Cabral (PMDB) ficou ‘indignado’ com a reportagem. Lula defendeu que o governador tinha o direito de convidar a ministra, e que a parceria com o governo federal facilitou os recursos para o investimento no hospital."
Tesoureiro do PT ‘repudia’ matéria de Veja e diz que revista é ‘antiética’
"O tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, e a diretoria da Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo (Bancoop), divulgaram notas em que negam as acusações da revista Veja desta semana e ‘repudiam’ a publicação da matéria ‘A casa caiu’, alegando que não foram ouvidos sobre o caso de um suposto desvio de verbas da cooperativa para o caixa dois do PT.
‘Repudio o tipo de jornalismo antiético praticado por Veja, que diz ter passado seis meses ‘investigando’ o caso e em nenhum momento procurou ouvir a mim ou a Bancoop’, contesta Vaccari.
A reportagem foi baseada em uma investigação do Ministério Público de São Paulo, mas a Bancoop alega que a matéria foi requentada. ‘A matéria tem nítida finalidade política, já que não agrega praticamente nenhuma novidade às acusações que foram efetuadas no passado e devidamente rebatidas pela Bancoop’. A cooperativa diz ainda que a ‘publicação com grande destaque se explica pela previsão de instalação dentro dos próximos dias de CPI sobre a Bancoop na Assembleia Legislativa de São Paulo, requerida ainda em 2008 pela bancada de deputados do PSDB’.
Procurada pela redação, a repórter Laura Diniz, que assinou a matéria, prefere não comentar o assunto."
A Tribuna deixa de publicar coluna crítica de Elio Gaspari ao governo do ES
"O jornal A Tribuna deixou de publicar a coluna de Elio Gaspari na edição deste domingo (07/03). O texto, veiculado em outros jornais, fazia críticas ao governador do Espírito Santo, Paulo Hartung (PMDB-ES). Segundo o jornal capixaba, houve uma falha técnica que impediu a veiculação do artigo.
O texto intitulado ‘As masmorras de Hartung aparecerão na ONU’ critica o sistema prisional do Espírito Santo e anuncia que no próximo dia 15/03 o governador terá que prestar esclarecimentos à ONU sobre a situação das carceragens no estado. Elio Gaspari também cita crimes hediondos ocorridos entre presos durante a gestão do governador. Além disso, o jornalista aponta números de superlotação nos presídios capixabas.
O editor do jornal Francisco Henrique Borges informou que a coluna não foi publicada por um problema técnico, mas não especificou qual. Até o fechamento desta matéria, a direção do jornal não foi localizada para comentar o assunto."
TELEVISÃO
"O programa Brasilianas.Org, do jornalista Luís Nassif, estreia nesta segunda-feira (08/03), com debate sobre a Defesa Nacional, veiculado pela TV Brasil. Para marcar a data, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e a Agência Dinheiro Vivo realizarão, nesta terça-feira (09/03), seminário no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília.
O evento contará com debatedores como Michel Temer, presidente da Câmara dos Deputados; Jose Sarney, presidente do Senado; Ubiratan Aguiar, presidente do Tribunal de Contas da União; e a diretora-presidente da EBC, jornalista Tereza Cruvinel. Entre os painelistas estão Sarney, Ubiratan Aguiar e o embaixador Samuel Pinheiro Guimarães – ministro de Estado Chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos.
O seminário será dividido em cinco painéis, com debates sobre ‘O Investimento no desenvolvimento’; ‘A qualidade no setor público’; ‘As novas mídias e a crise do modelo político’; ‘As multinacionais brasileiras e a diplomacia comercial’, e ‘A visão estratégica do país’."
******************
Clique nos links abaixo para acessar os textos do final de semana selecionados para a seção Entre Aspas.